quinta-feira, 6 de maio de 2010

'Rage' traz gráficos de uma nova geração aos jogos de tiro

Paul Wedgwood, diretor executivo da produtora Splash Damage, disse que o visual do jogo Rage, em desenvolvimento por outra produtora, a id Software, é possivelmente um dos melhores já vistos na história da indústria.

» Galeria de fotos

O jogo estreia em 2011.

O título é feito para as plataformas de jogos eletrônicos Macintosh (Mac), da Apple, PC, PlayStation 3 (PS3), da Sony, e Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina é a produtora id Software, da cidade de Texas, Estados Unidos,

Em entrevista ao site VG247, Wedgwood não mediu as palavras e declarou que Rage "é um dos jogos mais bonitos que eu já vi".

Wedgwood conferiu o visual de Rage quando estava em visita à publicadora Bethesda Softworks, proprietária dos estúdios id Software e da Splash Damage, entre outros.

O executivo comparou o motor gráfico id Tech 5 (usado em Rage) ao predecessor, id Tech 4 (usado no jogo Brink, em desenvolvimento pela Splash Damage). Conforme Wedgwood, "o (motor gráfico) id Tech5 parece funcionar sob medida. Você olha (o jogo Rage) e sabe que é bonito, que é absolutamente bonito. Provavelmente é um dos jogos mais bonitos que eu já vi".

Jogo
Rage é o primeiro título a fazer uso do motor gráfico (ou programa) "id Tech 5", capaz de gerar imagens mais detalhadas e efeitos visuais inéditos.

Também é o primeiro título inédito da produtora id Software nos últimos 14 anos. Durante esse tempo, os desenvolvedores trabalharam em atualizações de séries já conhecidas, como Doom, Quake e Wolfenstein, todos criados por John Carmack, co-fundador e líder da produtora.

Ah sim, Rage é um jogo de guerra, de tiro, o gênero mais popular entre os jogos eletrônicos.

Segundo Carmack, a quantidade de informações de Rage é tão grande que deve superar 1 milhão de terabyte (TB) em dados armazenados. "Sem compressão, os dados devem superar 1 terabyte (TB), cerca de 1 mil gigabytes (GB)", disse.

Em 2029, o asteróide 99942 Apophis colide com a Terra e gera uma catástrofe sem precedentes da história do planeta. A civilização é quase que extinta, restando poucos (e brutos) sobreviventes. Esse é o clima de Rage.

O roteiro é assinado por Matthew J. Costello, autor de vários livros e enredos para jogos eletrônicos como Doom 3, The 7th Guest e The 11th Hour.

Motor gráfico
O motor gráfico é uma ferramenta, uma espécie de programa bem avançado e extensamente utilizado em jogos. Ele permite criar mais facilmente ambientes, objetos, personagens e até editar as leis físicas (coisas como elasticidade, gravidade, iluminação, peso e resistência) de tudo o que existe no jogo.

No caso do motor gráfico Unreal, criado pela produtora Epic Games, ele é adotado em títulos e séries como Army of Two, Bioshock, Gears of War e Rainbow Six: Vegas, enquanto o motor gráfico Frostbite, da produtora Digital Illusions (Dice), é adotado em Battlefield 1943 e Bad Company.

Rage (produção: id Software | publicação: Bethesda Softworks), Mac, PC, PS3, X360.
Estreia:

América: 2011

Ásia: 2011

Europa: 2011

Oceania: 2011

Novo jogo de tiro de John Carmack inaugura uma nova geração de gráficos
Novo jogo de tiro de John Carmack inaugura uma nova geração de gráficos

Especial para Terra

Nenhum comentário: