sexta-feira, 14 de maio de 2010

Games gratuitos em ambiente online atraem novos jogadores

A indústria de jogos eletrônicos (aka "videogames") suportou a desaceleração econômica melhor do que a maioria dos setores, mas pode haver uma razão para isso -- jogos gratuitos. De acordo com indicadores da área, até 1/3 das pessoas não pagam para jogar.

Mais gente está se acostumando aos jogos por meio de títulos gratuitos como Treasure Island, da produtora Zynga, disputado em ambiente online por meio de sites de redes sociais como o Facebook, além de jogos gratuitos para download como o Godfinger, da produtora Ngmoco, destinado a aparelhos móveis como o iPhone ou o iPad; também há quem aprenda a jogar sentado no sofá de um amigo, com títulos como Call of Duty: Modern Warfare 2, da produtora Infinity Ward.

Novas pesquisas da Newzoo, uma empresa que acompanha o mercado de jogos, constataram que todas as plataformas de jogos eletrônicos, dos aparelhos celulares aos consoles, contam com uma audiência de ao menos 30% de jogadores não pagantes.

"A virada na direção de modelos online de jogo que atendem a uma maior gama de público-alvo começou antes da recessão e resultou em crescimento continuado em meio às dificuldades econômicas, em termos de receita", disse Peter Warman, fundador e diretor-executivo da Newzoo.

"As plataformas que oferecem jogos gratuitos em segmentos como os títulos para múltiplos jogadores (aka "massive multiplayer online", ou MMO), os jogos para celulares ou os portais de jogos casuais estão tendo sucesso na conversão de jogadores ocasionais em jogadores pagantes", acrescentou.

A produtora Popcap, especializada nos chamados jogos casuais, ou seja, para pessoas comuns (não necessariamente jogadores natos), disse que somente esse gênero movimenta US$ 3 bilhões ao ano. A empresa oferece versões gratuitas de jogos como Bejeweled Blitz, via rede Facebook e via seu próprio site.

"Nossa crença é a de que permitirmos que as pessoas experimentem um jogo de graça é um bom modo de garantir a satisfação dos consumidores, porque eles podem testar o jogo antes de comprar, e existe a promessa de muito mais diversão adiante", disse Paul Breslin, gerente-geral da Popcap.

O relatório Newzoo Games Market Report informa que 1/3 dos US$ 25,3 bilhões gastos por pessoas dos Estados Unidos com jogos eletrônicos em 2009 foram arrecadados online (em jogos para redes, celulares ou do gênero MMO), e com a distribuição digital de jogos para consoles e computadores.

Jogo casual  Farmville , da produtora Zynga, é o título de maior sucesso da rede social  Facebook
Jogo casual Farmville, da produtora Zynga, é o título de maior sucesso da rede social Facebook

Reuters

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