quinta-feira, 20 de maio de 2010

Red Dead Redemption é a mais cara produção da indústria de jogos

Conforme o jornal Daily Mail, o recém-lançado jogo Red Dead Redemption (RDR) custou mais de US$ 100 milhões para ser desenvolvido e agora detém o título de ser "a mais cara produção da história da indústria de jogos eletrônicos".

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O jogo estreou em maio de 2010.

O título é feito para as plataformas de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony, e Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina é a produtora Rockstar San Diego, da cidade de San Diego, Estados Unidos.

RDR já está disponível no Brasil, e é exclusividade da publicadora NC Games. Seu preço sugerido é de R$ 199,90.

RDR passou cinco anos em desenvolvimento nas mãos dos profissionais da Rockstar, a mesma produtora da controlversa e polêmica série de ação Grand Theft Auto (GTA). Segundo a Rockstar, RDR é mais avançado que qualquer versão de GTA, maior sucesso da empresa, que tem mais de 120 milhões de cópias.

Redemption manteve durante seu desenvolvimento uma equipe fixa de 200 profissionais da área -- somando temporários dá mais de 500 pessoas. Para efeito de comparação, o jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 levou dois anos em produção e sua equipe teve 100 colaboradores.

Anteriormente, o recorde de "mais cara produção da indústria de jogos" pertencia ao jogo GTA4, feito em parceria por dois estúdios: Rockstar North e Rockstar Toronto. GTA4 custou US$ 100 milhões, enquanto RDR custou "mais de" US$ 100 milhões.

GTA4 (2008) ultrapassou 15 milhões de cópias vendidas mundialmente.

Conforme Doug Creutz, analista da empresa de consultoria Cowan and Company, RDR (2010) deve superar 4 milhões de cópias em seu primeiro ano de mercado.

A série GTA possui 15 versões, entre episódios principais, secundários e expansões. Red Dead está no segundo jogo, mas já tem muita bala na agulha.

Nas palavras do Daily Mail, "Redemption representa a perfeita união de Grand Theft Auto com o Velho Oeste".

O jogo mostra que o dia-a-dia (lá por 1908) do faroeste americano era um lugar para durões e, conforme Dan Houser, co-fundador e vice-presidente da produtora, "a vida do protagonista John Marston é dura, forte e mostra como foi o nascimento da América, mostra o que foi conquistado e o que foi perdido".

O título faz uso de um "sistema de moralidade", em que, por meio de suas decisões, os jogadores ganham pontos positivos ou negativos. É uma escala de "honra".

Você é honrado ao prender um fora-da-lei em vez de simplesmente matá-lo, também ganha pontos ao resgatar civis raptados, donzelas em perigo, essas coisas. Mas dá pra ser "do mal". Um ser desonrado comete crimes, assalta carruagens e pode até ser procurado e valer um bom punhado de dinheiro -- vivo ou morto.

Esse papo da honra funciona paralelamente a uma espécie de "sistema de fama", quer dizer, as pessoas reagem de maneiras diferentes conforme o status do jogador. Poderão tê-lo como herói, ou temer suas ações, poderão pedir ajuda ou senão fugir. E se você for um vilão, alguns virão caçá-lo.

É... É a "lei do oeste".

Mas se o forasteiro Marston vaga sozinho deserto a dentro, resta a companhia de uma trilha musical composta por Bill Elm e Woody Jackson, respectivamente membro e ex-membro da banda Friends of Dean Martinez, com contribuições de gente como o músico de folk José González, um sueco de origem argentina.

As seleções musicais que a produtora Rockstar faz para seus jogos eletrônicos são como feitas por Quentin Tarantino para seus filmes: memoráveis.

Jogo e série
Red Dead Redemption (RDR) é uma jornada ambientada no inóspito e duro Velho Oeste, em 1908. O faroeste americano é um lugar para durões e, conforme Dan Houser, co-fundador e vice-presidente da Rockstar, "a vida do protagonista John Marston é dura, forte e mostra como foi o nascimento da América, mostra o que foi conquistado e o que foi perdido".

Marston é um fora-da-lei que, depois de ter uma "conversinha amigável" com oficiais da lei, recebe a missão de capturar (vivo ou morto, não importa) seu ex-parceiro Bill Williamson, atual líder de um bando de pistoleiros. Ah, e se não ajudar, sua família pagará o preço.

O jogador é quem define como é Marston. A partida oferece milhares de interações, Em um desses momentos "Marston encontra uma mulher à beira da estrada, apavorada, sob a mira de uma arma. Ele pode salvá-la, pode participar do assalto e arrecadar algum dinheiro, ou pode simplesmente ignorá-la e continuar em frente", conta Josh Bass, diretor de arte.

Ao longo do caminho, você está apto a fazer o que bem entender. O faroeste é vasto, você pode vagar ao bel prazer, visitar cidades de diferentes tamanhos, desertos, pradarias e montanhas. E há mais de 40 tipos de animais que podem ser caçados, incluindo gado, abutres, alces, bisontes, castores, cervos, chacais, lobos, pumas, ursos, patos e diversas outras aves, cobras cascavéis e até cavalos mustang -- felizmente você pode domar o cavalo selvagem e usá-lo para cavalgar.

Redemption é uma espécie de sucessor espiritual de Red Dead Revolver (2004). Conforme o produtor Steve Martin, o título tem cerca de 40 horas obrigatórias, além de outras centenas de horas de extras.

Segundo a Rockstar, RDR é mais avançado que todos os títulos Grand Theft Auto (GTA), maior sucesso da empresa, que tem mais de 120 milhões de cópias vendidas. Redemption passou cinco anos em desenvolvimento e somente sua equipe fixa contava com 200 colaboradores -- somando temporários dá mais de 500 pessoas. Para efeito de comparação, o jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 levou dois anos em produção e sua equipe teve 100 colaboradores.

"Fizemos mais de 500 personagens que têm nome, família e trabalho", revelou Josh Bass, líder da equipe artística. "Você pode ver um homem às 7 da manhã preparando uma galinha em frente a um mercado mexicano. Quando chega a noite, ele larga o trabalho e vai ao bar local", explica Bass.

Aliás, segundo o produtor Martin, o jogo foi profundamente inspirado em livros e filmes de cinema cujo tema é o faroeste.

O livro Meridiano de sangue, ou o rubor crepuscular no oeste (1985), de Cormac McCarthy, "serviu de inspiração à equipe de desenvolvimento", disse Martin.

Conforme o produtor, os filmes que influenciaram RDR são:
A proposta (2005)
Butch Cassidy (1969)
Era uma vez no oeste (1968)
Jovens pistoleiros (1988)
Juramento de vingança (1965)
Meu ódio será sua herança (1969)
O estranho sem nome (1973)
O tesouro de Sierra Madre (1948)
O último pistoleiro (1976)
Os imperdoáveis (1992)
Os indomáveis (1957, 2007)

Para promover a estreia de Redemption, foi inclusive feito um filme (com 30 minutos de duração) para televisão, com direção do cineasta John Hillcoat (A Estrada, 2009).

O faroeste, com cerca de 30 minutos de duração, foi montado exclusivamente com os programas utilizados no desenvolvimento do próprio jogo eletrônico -- os "motores gráficos" Euphoria e Rage. Ou seja, a qualidade das imagens é parecida com as vistas no jogo -- mas são todas cenas inéditas.

Red Dead Redemption (produção: Rockstar San Diego | publicação: Take Two Interactive), PS3, X360.
Estreia:
América, maio de 2010
Ásia, sem previsão
Europa, maio de 2010
Oceania, maio de 2010

Redemption  custou mais de US$ 100 milhões para ser desenvolvido
Redemption custou mais de US$ 100 milhões para ser desenvolvido

Especial para Terra

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