sexta-feira, 28 de maio de 2010

Symantec descobre 44 milhões de senhas de jogos roubadas

Um servidor que hospedava 44 milhões de credenciais roubadas, de gamers do mundo todo, foi descoberto pela Symantec, que afirmou que o aspecto mais surpreendente é que as contas estavam sendo validadas por um cavalo de tróia, distribuído em diversos computadores infectados.

De acordo com o site Network World, o trojan aparentemente tinha a capacidade de descobrir quais credenciais eram válidas, sendo assim passíveis de venda.

A empresa de segurança nomeou a praga como Trojan.loginck e listou diversas de suas características em seu blog oficial.

As contas dos jogadores eram roubadas e então enviadas para um servidor remoto.

Dentre os dados, foram encontradas cerca de 210 mil credenciais para o jogo World of Warcraft, 60 mil do jogo Aion, além de 2 milhões de informações de acesso na rede PlayNC e 16 milhões de contas da rede Wayi Entertainment. Todas elas poderiam ser negociadas on-line.

Segundo uma pesquisa de Eoin Ward, funcionário da Symantec, o valor das contas roubadas pode variar de US$ 35 a absurdos US$ 28 mil, baseando-se em preços disponíveis em sites de leilão que possuem recursos de proteção contra fraude.

Ward disse em seu blog que os ladrões desenvolveram o cavalo de tróia para validar os detalhes das contas roubadas, o que é mais fácil que se autenticar nos sites dos jogos 44 milhões de vezes.

Ao que tudo indica, o servidor encontrado é o coração de toda a operação criminosa. O banco de dados em questão constava de apenas um arquivo com 17 gigabytes (GB) de informações. Segundo as análises, existiam credencias para pelo menos 18 sites de jogos eletrônicos.

A Symantec recomenda que os jogadores troquem imediatamente suas senhas.

Symantec recomenda aos jogadores imediata troca de senhas
Symantec recomenda aos jogadores imediata troca de senhas

Geek

Nenhum comentário: