quinta-feira, 27 de maio de 2010

Chipmusic, o estilo musical que mistura jogos eletrônicos

Chipmusic. Chiptunes. Música 8bits (essa denominação tecnicamente é errônea, mas tudo bem). Música com -- e não de -- jogos eletrônicos (aka "videogames"). A princípio soa estranho pra quem não conhece o assunto, mas se você cresceu ouvindo as trilhas sonoras de jogos como Mario, Sonic, ou mesmo do Megaman, vai entender porque chipmusic é tão legal.

É bom explicar exatamente o que é a chipmusic. Utilizando-se do chip sonoro de consoles ou de computadores antigos é possível compor com os recursos limitados que esses aparelhos proporcionam. O legal é sempre usar os aparelhos originais, mas para nós brasileiros é ainda muito caro comprar cartuchos regraváveis ou difícil achar computadores como o AtariST e o Commodore 64 (C64).

Em minha humilde opinião, o interessante da chipmusic é exatamente a sua desvantagem em relação a processos modernos de composição. Usando, por exemplo, o programa Famitracker -- que permite compor músicas do NES (simplesmente o primeiro console Nintendo) -- temos cinco canais de som. Isso é uma limitação tremenda, e aí que reside a grande diversão. Como transformar uma idéia em música com poucos recursos?

Tão gratificante quanto terminar um mundo de Super Mario Bros é terminar uma música usando apenas quatro canais de som no console portátil Gameboy, da Nintendo... Ou ainda três no C64.

Quero que, com essa coluna, mais gente acabe virando fã ou até mesmo comece a compor chipmusic. Trarei notícias da cena brasileira e internacional, dicas de álbuns, softwares e shows.

Críticas, dúvidas e sugestões são muito bem vindas!

Vídeo, Kurt Rizzo
www.culturanerd.com/bem-vindo-ao-mundo-da-chipmusic

Chipmusic é um estilo musical em que o grande barato das composições é a dificuldade em fazê-las
Chipmusic é um estilo musical em que o grande barato das composições é a dificuldade em fazê-las

Geek

Nenhum comentário: