terça-feira, 25 de maio de 2010

'Red Dead Redemption' não é para crianças, diz produtor

Lazlow Jones, produtor, DJ e um dos escritores colaboradores do jogo Red Dead Redemption (RDR), disse que o título inspirado no faroeste americano não é para crianças.

» GALERIA DE FOTOS

O jogo estreou em maio de 2010.

O título é feito para as plataformas de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony, e Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina é a produtora Rockstar San Diego, da cidade de San Diego, Estados Unidos.

RDR já está disponível no Brasil, e é exclusividade da publicadora NC Games. Seu preço sugerido é de R$ 199,90.

De acordo com Jones, que trabalhou em vários jogos Grand Theft Auto (GTA), os produtores esperam que RDR "desperte emoções".

Em entrevista à BBC, ele disse esperar que as pessoas se emocionem, que fiquem ligadas à história, que se sintam imersas no ambiente e período. RDR apresenta uma visão do Oeste dos Estados Unidos, no ano de 1908.

"Fizemos muitas pesquisas sobre tudo. Os armamentos são iguais aos da época, como também são as roupas e os interiores dos estabelecimentos", revelou Jones.

O escritor aproveitou para comentar a respeito do público para o qual a produtora Rockstar faz seus jogos eletrônicos. "Nossos títulos não são feitos para crianças. Quer dizer, se você quiser comprar algo nosso para seu filho jogar significa que você não é um bom pai", adicionou.

"Há montes de jogos infantis por aí e não temos nenhum interesse por eles", disse o escritor, concluindo que "se você gosta de ver filmes e programas de TV com temas adultos, linguagem (forte) e violência, é esse o tipo de coisa que fazemos".

Jogo e série
Red Dead Redemption (RDR) é uma jornada ambientada no inóspito e duro Velho Oeste, em 1908. O faroeste americano é um lugar para durões e, conforme Dan Houser, co-fundador e vice-presidente da Rockstar, "a vida do protagonista John Marston é dura, forte e mostra como foi o nascimento da América, mostra o que foi conquistado e o que foi perdido".

Marston é um fora-da-lei que, depois de ter uma "conversinha amigável" com oficiais da lei, recebe a missão de capturar (vivo ou morto, não importa) seu ex-parceiro Bill Williamson, atual líder de um bando de pistoleiros. Ah, e se não ajudar, sua família pagará o preço.

O jogador é quem define como é Marston. A partida oferece milhares de interações, Em um desses momentos "Marston encontra uma mulher à beira da estrada, apavorada, sob a mira de uma arma. Ele pode salvá-la, pode participar do assalto e arrecadar algum dinheiro, ou pode simplesmente ignorá-la e continuar em frente", conta Josh Bass, diretor de arte.

O título faz uso de um "sistema de moralidade", em que, por meio de suas decisões, os jogadores ganham pontos positivos ou negativos. É uma escala de "honra".

Você é honrado ao prender um fora-da-lei em vez de simplesmente matá-lo, também ganha pontos ao resgatar civis raptados, donzelas em perigo, essas coisas. Mas dá pra ser "do mal". Um ser desonrado comete crimes, assalta carruagens e pode até ser procurado e valer um bom punhado de dinheiro -- vivo ou morto.

Esse papo da honra funciona paralelamente a uma espécie de "sistema de fama", quer dizer, as pessoas reagem de maneiras diferentes conforme o status do jogador. Poderão tê-lo como herói, ou temer suas ações, poderão pedir ajuda ou senão fugir. E se você for um vilão, alguns virão caçá-lo.

Ao longo do caminho, você está apto a fazer o que bem entender. O faroeste é vasto, você pode vagar ao bel prazer, visitar cidades de diferentes tamanhos, desertos, pradarias e montanhas. E há mais de 40 tipos de animais que podem ser caçados, incluindo gado, abutres, alces, bisontes, castores, cervos, chacais, lobos, pumas, ursos, patos e diversas outras aves, cobras cascavéis e até cavalos mustang -- felizmente você pode domar o cavalo selvagem e usá-lo para cavalgar.

Redemption é uma espécie de sucessor espiritual de Red Dead Revolver (2004). Conforme o produtor Steve Martin, o título tem cerca de 40 horas obrigatórias, além de outras centenas de horas de extras.

É... É a "lei do oeste".

Mas se o forasteiro Marston vaga sozinho deserto a dentro, resta a companhia de uma trilha musical composta por Bill Elm e Woody Jackson, respectivamente membro e ex-membro da banda Friends of Dean Martinez, com contribuições de gente como o músico de folk José González, um sueco de origem argentina.

Segundo a Rockstar, RDR é mais avançado que todos os títulos Grand Theft Auto (GTA), maior sucesso da empresa, que tem mais de 120 milhões de cópias vendidas. Redemption passou cinco anos em desenvolvimento e somente sua equipe fixa contava com 200 colaboradores -- somando temporários dá mais de 500 pessoas. Para efeito de comparação, o jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 levou dois anos em produção e sua equipe teve 100 colaboradores.

"Fizemos mais de 500 personagens que têm nome, família e trabalho", revelou Josh Bass, líder da equipe artística. "Você pode ver um homem às 7 da manhã preparando uma galinha em frente a um mercado mexicano. Quando chega a noite, ele larga o trabalho e vai ao bar local", explica Bass.

Aliás, segundo o produtor Martin, o jogo foi profundamente inspirado em livros e filmes de cinema cujo tema é o faroeste.

O livro Meridiano de sangue, ou o rubor crepuscular no oeste (1985), de Cormac McCarthy, "serviu de inspiração à equipe de desenvolvimento", disse Martin.

Conforme o produtor, os filmes que influenciaram RDR são:
A proposta (2005)
Butch Cassidy (1969)
Era uma vez no oeste (1968)
Jovens pistoleiros (1988)
Juramento de vingança (1965)
Meu ódio será sua herança (1969)
O estranho sem nome (1973)
O tesouro de Sierra Madre (1948)
O último pistoleiro (1976)
Os imperdoáveis (1992)
Os indomáveis (1957, 2007)

Para promover a estreia de Redemption, foi inclusive feito um filme (com 30 minutos de duração) para televisão, com direção do cineasta John Hillcoat (A Estrada, 2009).

O faroeste, com cerca de 30 minutos de duração, foi montado exclusivamente com os programas utilizados no desenvolvimento do próprio jogo eletrônico -- os "motores gráficos" Euphoria e Rage. Ou seja, a qualidade das imagens é parecida com as vistas no jogo -- mas são todas cenas inéditas.

Red Dead Redemption (produção: Rockstar San Diego | publicação: Take Two Interactive), PS3, X360.
Estreia:
América, maio de 2010
Ásia, sem previsão
Europa, maio de 2010
Oceania, maio de 2010

Se você comprar  Red Dead Redemption  para seu filho jogar, então você não é um bom pai, diz escritor
Se você comprar Red Dead Redemption para seu filho jogar, então "você não é um bom pai", diz escritor

Especial para Terra

Nenhum comentário: