quarta-feira, 16 de junho de 2010

Nintendo e Sony oferecem consoles com jogos e filmes em 3D

Com a Microsoft e a Sony prontas para ultrapassar a tecnologia de controle por movimento, inaugurada pelo console Wii, da Nintendo, a Nintendo direciona seus esforços à tecnologia 3D, anunciando sua nova versão para o portátil Dual Screen (DS), agora chamado Nintendo 3DS.

O portátil 3DS permite ter uma sensação de profundidade utilizando uma tela de 3,5 polegadas, mas seu apelo comercial é o de projetar imagens 3D sem a necessidade de utilização de televisores ou óculos especiais.

O dispositivo, demonstrado durante a Electronic Entertainment Expo (E3), maior exposição da indústria mundial de jogos eletrônicos, disputa mercado entre aparelhos que variam de consoles portáteis a telefones móveis e câmeras digitais. De acordo com a fabricante, por meio do 3DS é possível não somente experimentar vários jogos eletrônicos tridimensionais, mas fazer fotos e filmagens em 3D -- porque o aparelho é dotado de um sistema integrado por três câmeras digitais. "É possível fazer uma foto sua em 3D e usá-la no jogo", explica a nota.

Outra característica do 3DS é a de carregar um sensor de movimento e um giroscópio, tecnologias similares às do modelo de telefone móvel iPhone 4, Apple.

O portátil 3DS também pode rodar filmes tridimensionais.

Produções de estúdios como Disney, Dreamworks e Warner Bros foram apresentadas durante a coletiva da Nintendo e o portátil reproduziu os efeitos 3D tal como nas versões para o cinema.

Para criar o efeito 3D, uma imagem ligeiramente diferente é emitida para cada um dos olhos. Com o portátil 3DS centralizado a frente da pessoa, notam-se facilmente os efeitos 3D, mas, para pessoas que estejam acompanhando a partida via outros ângulos, o efeito não é visto. Conforme a Nintendo, o próprio usuário pode realizar pequenos ajustes na projeção 3D, buscando o conforto da visão.

A fabricante Nintendo não anunciou preço ou data de lançamento para o 3DS. Mas reforçou: estreia antes de março de 2011.

Enquanto isso a concorrente Sony seguia o mesmo caminho do destaque aos jogos em 3D. Porém não explorando o 3D em seu portátil PSP. Conforme a empresa, seu console Playstation 3 (PS3) é o que mais está adiantado no que diz respeito à tecnologia 3D e já roda esses filmes (desde que, evidentemente, haja um televisor 3D compatível). Já os jogos eletrônicos em 3D começam a ser lançados ainda este ano.

"Este ano será o do 3D", disse Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment (SCE) da América, que prometeu lançar (até março de 2010) pelo menos 20 títulos 3D para PS3, incluindo Gran Turismo 5, Killzone 3, Motorstorm: Apocalypse e The Sly Collection.

Ainda foi explorada a nova tecnologia de controle para o console Playstation 3 (PS3), Move, integrada por uma câmera e um joystick duplo (com dois sensores: um para movimentação e outro para navegação), permitindo à pessoa controlar personagens e objetos -- similar ao Wii. Conforme as apresentações, porém, o Move permite fazer movimentos muito mais precisos -- como balanços de espada e de tacos de golfe.

O sistema de controle Move estreia em 19 de setembro de 2010. O pacote básico custa US$ 100, incluindo câmera, joystick duplo, um jogo completo e um disco com demonstrações. Vale dizer, é possível adquirir mais joysticks duplos por US$ 50 cada.

Segundo a fabricante, mais de 50 jogos compatíveis com o Move estarão disponíveis até o Natal, incluindo Eyepet, Littlebigplanet 2 e Sports Champions.

Na segunda-feira, a Microsoft mostrou sua própria tecnologia de controle por movimento, Kinect -- que dispensa totalmente o uso de joysticks. O sistema estreia em 4 de novembro 2010, mas não foi anunciado seu preço.

NYTimes

Sony promete que jogos 3D para o console Playstation 3 começam a chegar ainda na segunda metade deste ano
Sony promete que jogos 3D para o console Playstation 3 começam a chegar ainda na segunda metade deste ano

Especial para Terra

Nenhum comentário: