quarta-feira, 2 de junho de 2010

Nação virtual de jogo eRepublik faz sucesso entre brasileiro

"Aqui, um cidadão como você é capaz de mudar a história". É com essa frase motivacional que ninguém menos que Platão dá as boas vindas aos novatos do Novo Mundo do jogo eletrônico eRepublik, que mescla estratégia com jogos sociais em uma espécie de simulador da vida real de turnos de um dia.

Em formato web-based, que permite pouca qualidade de gráficos, a grande sacada de eRepublik é engajar seus usuários em um título que é mais social do que estratégico, o que incentiva a criação de uma extensa comunidade em torno das "eNações" do Novo Mundo.

Os jogadores de eRepublik escolhem o país do qual gostariam de fazer parte nesse novo mundo paralelo assim que se inscrevem gratuitamente no jogo -- por força do hábito, do patriotismo ou mesmo de ufanismo, a grande maioria acaba escolhendo o próprio país de origem como a sua eNação. E pelo visto o jogo tem feito sucesso no país do Carnaval -- o eBrasil é o segundo mais mais populoso do jogo, atrás apenas da ePolônia.

"O jogo é praticamente de interação social, então fica mais fácil socializar com alguém do mesmo país", explica Weliton Hodecker, estudante de engenharia mecânica, que atende pelo username Waxton. "Estamos no eBrasil por nacionalismo e porque aqui se fala português", justifica o usuário barakobama61658, em entrevista coletiva feita no chat do eRepublik Brasil.

Lançado no final de 2008, depois de uma fase de testes ("beta") com cerca de 10 mil jogadores de 43 diferentes países, o título tem como objetivo mimetizar um mundo muito semelhante ao nosso, mas onde as situações econômicas, sociais e políticas podem ser bastante diferentes. Para se ter uma ideia, o eBrasil, nação tupiniquim do "Novo Mundo", já possui mais de 30 mil cidadãos, e em pouco mais de dois anos de existência, o Novo Mundo do eRepublik já enfrentou seis guerras mundiais.

Na época, o site TechCrunch informava que a principal novidade do eRepublik era a sua jogabilidade, que exigia pouco tempo dos usuários -- cerca de 15 minutos seriam suficientes para a manutenção do seu cidadão virtual. No entanto, os jogadores parecem se envolver muito mais do que 15 minutinhos diários. "As pessoas que tentam jogar sem interagir não avançam muito, porque é a interação que o torna interessante, sem parecer um jogo estático", explicou o usuário Polonsky em entrevista, ressaltando que grande parte do jogo se passa nos fóruns e sites, onde são discutidas diversas questões, desde política e economia até religião.

Ainda assim, os usuários insistem em convidar mais interessados no jogo, mesmo que de forma menos engajada, para fortalecer a eNação -- com um foco menos individualizado, até mesmo um cidadão que apenas 'treine e trabalhe' já é bastante valioso para o país virtual, já que ele acaba contando em ¿volume¿ e contribui para tornar a nação mais poderosa. "Estamos divulgando o eBrasil para atrair mais jogadores e fazer o país se tornar mais forte", diz ele, argumentando que uma extensa população será cada vez mais necessária, ainda mais com as reformulações que acontecerão no game nos próximos meses. Na versão 2 do Novo Mundo, haverá um foco maior na interação social, além de permitir uma melhor especialização dos trabalhadores, conforme informações do site francês Gameblog, o que pode complicar um pouquinho mais a vida dos habitantes do eBrasil.

Apesar de estimular bastante o debate político -- existem discussões acaloradas que tentam definir se a região virtual de Kosovo no Novo Mundo seria ou não da Sérvia (!) -- os jogadores se recusam a fazer muitas comparações entre o eBrasil e a realidade do nosso país. "A história e as relações internacionais no eRepublik são totalmente distintas do mundo real", frisa o usuário Cavalcanti em artigo sobre o jogo.

Parece até coisa para adolescentes, mas Gabriel Ribas, estudante, garante que o jogo também conquistou jovens adultos. "Temos muitos participantes acima dos 20, 25 anos", diz ele, que tem 18 anos.

Quem se interessar e quiser aumentar a população brazuca no Novo Mundo pode se inscrever no endereço erepublik.com. Para entender melhor os passos do jogo, o site erepublikbrasil.com pode ser bastante útil, bem como seguir as últimas noticias postadas no twitter do eBrasil no @erepublikbrasil. Vale também dar uma olhadinha no artigo A Bíblia do eRepublik, feito pelos próprios usuários para auxiliar os novatos em seus primeiros passos -- cá entre nós, o Platão do eRepublik filosofa muito e não explica lá muita coisa.

Brasileiros recriam nação em ambiente virtual
Brasileiros recriam nação em ambiente virtual

Geek

Nenhum comentário: