terça-feira, 29 de junho de 2010

Americano cria Atari portátil do tamanho de um Gameboy

Um entusiasta em tecnologia dos Estados Unidos, que se identifica apenas pelo nome de Mario, desenvolveu uma inédita versão portátil Atari 2.600. O geek utilizou a caixa de acrílico que originalmente envolvia seu iPod Touch, além de uma tela de LCD de 3,5 polegadas e a bateria de um Gameboy Advance SP.

O Atari 2600 é um clássico console de 8 bits desenvolvido na segunda metade dos anos 1970. Passou a ser comercializado no Brasil nos anos 1980 pela Polyvox e tem uma legião de fãs ainda hoje. Foi muito copiado, teve inúmeros clones e conta com vários simuladores para sistemas operacionais Windows, Mac e Linux. O gadget de Mario recebeu o nome de Stella, o mesmo do mais famoso emulador de jogos do sistema Atari.

O "Stella" de Mario é baseado no hardware (e software já embutido) do Atari Flashback 2, um sistema Atari 2600 miniaturizado, lançado em 2005 pela própria Atari como um revival e que possui cerca de 40 jogos integrados. Mas, diferentemente do modelo Flashback 2, o Stella é capaz também de executar os cartuchos originais dos anos 1970, tendo um slot específico para isso.

De acordo com o fórum Modretro, onde o projeto foi apresentado, o Atari portátil possui botões select, reset (como no console original) e controle de volume, além de uma entrada adicional para um segundo joystick.

Alguém poderia pensar: "Poxa, mas como duas pessoas vão jogar em uma minúscula tela de cristal líquido?"

Mario também pensou nisso e adicionou ao projeto uma saída A/V convencional, permitindo que os jogos eletrônicos sejam experimentados a partir de um televisor comum.

A bateria utilizada tem autonomia de cerca de duas horas. Para comodidade, existe também um indicador de energia fraca.

Pacman, um dos mais populares jogos eletrônicos da história, deve muito de sua fama ao console Atari 2.600
Pacman, um dos mais populares jogos eletrônicos da história, deve muito de sua fama ao console Atari 2.600

Geek

Nenhum comentário: