terça-feira, 8 de junho de 2010

Hackers infectam jogos para smartphones Windows

Especialistas mal intencionados continuam explorando as diversas falhas em sistemas operacionais de celulares e smartphones. Desta vez os alvos foram dois jogos que rodam via Windows Mobile, da Microsoft.

Dizem que se algo tem a habilidade de computar, então alguém vai achar um jeito de hackear. É o caso dos aparelhos de telefonia móvel. De acordo com o site Digitaltrends, os jogos 3D Anti-Terrorist e PDA Poker Art podem conter um malware, mesmo quando baixados diretamente de sites legítimos.

Os usuários correm o risco de descobrir que estão infectados somente quando analisarem suas faturas: o vírus tem a capacidade de discar automaticamente -- e sem notificar o proprietário do aparelho -- para serviços VIP de lugares como Somália, Itália e outros países, podendo transformar a conta telefônica em um pesadelo de milhares de dólares.

E o que os hackers ganham com isso? Os serviços VIP discados podem ser controlados por eles.

Segundo o site Techeye, a Symantec afirmou em seu blog que não há como provar que os criadores do jogo foram também os criadores do vírus. "Mas eles são, sim, distribuidores" -- afirma a empresa.

"O problema é que esses hackers em particular conseguiram publicar o jogo, infectado com o trojan, em sites que não executam uma varredura contra malwares antes de tornar o conteúdo disponível para download", explicou Graham Cluley, Consultor de Tecnologia Sênior da Sophos, empresa especializada em segurança na internet.

Cluley lembra que é fundamental manter uma ferramenta antivírus instalada e atualizada, verificando qualquer arquivo baixado antes de executá-lo, mesmo os aplicativos criados para Windows Mobile. "Como o mercado de smartphones cresce exponencialmente. Tudo indica, portanto, que esses ataques tendem também a aumentar".

Hackers podem ter inserido vírus em jogos para smartphones
Hackers podem ter inserido vírus em jogos para smartphones

Geek

Nenhum comentário: