O console X360 foi lançado em 2005 e, de acordo com o executivo Microsoft, o aparelho tem mais cinco anos de vida (do ponto de vista mercadológico), no mínimo. Lewis disse ainda que esse tempo total de vida (de dez anos) sempre foi uma possibilidade, mas que se tornou algo mais real com o desenvolvimento do Kinect (ex-Projeto Natal).
Em entrevista ao site Gamesindustry, Lewis ainda revelou que o número de usuários ativos da rede social Xbox Live (XBL) ultrapassou a marca de 25 milhões.
Por enquanto, a Microsoft revelou somente a inaugural linha de títulos produzidos para o Kinect e disse que o produto estreia mundialmente no dia 4 de novembro de 2010. O preço é segredo, embora a própria loja oficial da fabricante, Microsoft Store, ofereça a opção da encomenda do Kinect a US$ 149,99.
Oficialmente o preço do Kinect será revelado somente durante a próxima edição do evento Gamescom, em agosto de 2010.
O Kinect é um sistema de controle que funciona por meio de movimentos e vozes das pessoas, dispensando a necessidade de joysticks e qualquer outro tipo de acessório para jogar e interagir. A pessoa usa o próprio corpo para brincar. O sistema todo é integrado por câmera, microfone e um sensor de movimentos.
Tecnologia
A tecnologia de "controle por movimento e voz" dispensa parcial ou totalmente o uso de qualquer joystick para jogar. Em vez de usar controles cheios de botões e alavancas direcionais, equipamentos musicais e volantes, você joga usando o próprio corpo e a voz.
Esses sistemas interpretam as ações e as vozes das pessoas e as transmitem ao jogo eletrônico. Em uma partida de futebol, se a pessoa pular ou chutar, o jogador virtual poderá repetir esses mesmos movimentos em campo.
"Para muitas pessoas, o controle é uma barreira", disse Kudo Tsunoda, diretor de criação da Microsoft. "Queríamos criar um controle que ninguém precisasse pegar para experimentar, nada de manuais de instrução ou configurações complicadas para aprender", explicou.
O sistema Kinect consiste em uma câmera com microfone e sensor de movimentos capazes de ler não somente os movimentos corporais das pessoas, mas também o ambiente ao seu redor, identificando objetos (você pode usar uma almofada como raquete de tênis, por exemplo) e ainda reconhecendo a voz e a expressão facial das pessoas.
Marc Whitten, da Microsoft, dá créditos à concorrente Nintendo por atrair um novo mercado, com pessoas que não estavam experimentando jogos. "Eles fizeram coisas maravilhosas e trouxeram novos consumidores", mas, entretanto, "o que estamos trazendo com o Kinect é totalmente diferente, porque as pessoas controlam tudo por meio do seu próprio corpo e ainda podem usar a voz para se comunicar com o sistema".
Jogos
Há vários jogos eletrônicos e até séries sendo especialmente desenvolvidas para serem experimentadas via o sistema, como as séries Sports e Adventures. Há ainda o jogo Dance Central, em que as pessoas são desafiadas a dançar e fazer coreografias, e produtoras como Disney, Lucas Arts, MTV Games e Rare desenvolvem jogos exclusivos para o Kinect, entre os quais Kinectimals, Joyride e Star Wars Kinect (título provisório).
A promessa da Microsoft é que haverá 15 títulos compatíveis com o Kinect em sua estreia.
Após cinco anos de mercado, console Xbox 360 ganha mais vida com modelo atualizado e inédito sistema de controle Kinect
Nenhum comentário:
Postar um comentário