segunda-feira, 14 de junho de 2010

E3 2010: Microsoft sobe ao palco e anuncia muitas novidades

Depois de promover a apresentação do Kinect, periférico de reconhecimento de voz e de movimentos compatível com a plataforma de jogos eletrônicos Xbox 360 (X360), conhecido até então como Project Natal, a Microsoft subiu ao palco da Electronic Entertainment Expo (E3) para uma coletiva de imprensa.

»VEJA AS FOTOS

A vedete da apresentação foi o Kinetic (nome do periférico) que chega ao mercado internacional no dia 4 de novembro de 2010, mas ainda não tem preço definido. Com este acessório, jogadores não precisarão se preocupar com controles convencionais, e para dar o início na "brincadeira" a Microsoft informou que terá 15 títulos compatíveis com o Kinect desde a estreia.

Por enquanto, o Kinetic aposta em jogos eletrônicos semelhantes aos do console Wii, da Nintendo, mas aos poucos é possível que novidades surjam. Se os títulos deixaram um toque de "deja vu" por conta da similaridade com os títulos para Wii, a interface do painel (também chamado dashboard) do X360 fez a diferença.

O Kinetic permite navegar por painéis e acessar funções utilizando apenas movimentos da mão, e ainda suporte controle de voz, a partir de comandos apenas na língua inglesa (por enquanto?), como se o X360 fosse um mordomo. "Xbox, play music", ativa o tocador de músicas, por exemplo.

Por contar com uma câmera e de um microfone, o Kinetic é boa opção para vídeoconferências e será compatível não apenas com usuários da rede social Windows Live, mas também com a rede MSN, usada pelo Windows Live Messenger. Na demonstração, duas mulheres conversam enquanto assistiam e comentavam a um filme.

A rede Live ainda será integrada à ESPN. Para os americanos, isso quer dizer mais de 3 mil transmissões ao vivo de eventos esportivos variados apenas no primeiro ano de parceria, gratuito para qualquer usuário que assine o serviço "Live Gold". Para os brasileiros, a história é diferente: ainda não sabemos como o serviço funcionará por aqui.

Outros jogos Kinetic foram mostrados, como Star Wars, da LucasArts, que permitirá controlar um sabre de luz a partir de movimentos; e ainda Forza Motorsport 4, que permite guiar carros sem qualquer controle, usando apenas as mãos, como se estivesse em um veículo imaginário.

A produtora Ubisoft está fazendo uma versão do jogo Your Shape, trazendo vários exercícios aeróbicos e a possibilidade de criar avatares, ou seja, modelos baseados nos jogadores, identificando seus movimentos. Enquanto isso as produtoras Harmonix e MTV, dupla responsável pela série Rock Band, prepara Dance Central, uma espécie de jogo musical que testa as habilidades de dança das pessoas e inclusive pode ensiná-las a realizar passos e coreografias.

Saindo um pouco do Kinetic, a Microsoft mostrou alguns jogos interessantes. Metal Gear Solid: Rising, da Kojima Productions, deve se tornar aclamado entre os fãs de lutas de espada, permitindo cortar inimigos e objetos, incluindo caminhões inteiros, com uma lâmina afiadíssima.

A produtora Crytek traz Codename Kingdoms, título de temático adulta e exclusivo para o console X360, aparentemente uma resposta da Microsoft à franquia God of War (exclusiva para Playstation, da Sony), ambientado na Roma Antiga, e repleto de sanguinários gladiadores. Os jogos Halo: Reach, Call of Duty: Black Ops e Fable 3 também foram apresentados durante a coletiva.

A Microsoft finalizou o evento respondendo a um rumor que circulou na internet no último dia: o Xbox 360 "Slim" (menor, mais leve e atualizado) é de verdade. O novo modelo do console está sendo enviado às lojas ainda hoje e traz disco rígido com 250 gigabytes (GB) e conexão sem fio integrada. Preço: US$ 299.

O terceiro episódio de  Fable  é exclusivo do console Microsoft
O terceiro episódio de Fable é exclusivo do console Microsoft

Geek

Nenhum comentário: