terça-feira, 1 de junho de 2010

Polícia finlandesa investiga crimes em mundo virtual 'Habbo'

Autoridades da Finlândia investigam cerca de 400 casos de crimes envolvendo furtos de móveis do hotel virtual Habbo -- uma mistura de rede social e jogo --, no qual usuários interagem enquanto vivem em seus quartos de hotel, conhecendo amigos virtualmente.

A polícia do país escandinavo já fez buscas em casas em cinco diferentes cidades do país, conta o site BBC. O detetive Marko Levonen informou que muitos membros da rede social procuraram a polícia este ano, informando que sua mobília havia sido roubada. A empresa finlandesa que desenvolve o Habbo Hotel, a produtora Sulake, informa que centenas de usuários também reportaram esses problemas.

A mobília é usada para decorar os quartos do hotel. Segundo o site Sophos, hackers conseguem adquirir nome de usuário e senha por meio de sites de phishing e spywares, tendo livre acesso aos móveis das vítimas.

Pode parecer estranho reclamar de um roubo de uma coisa que não existe fisicamente, mas isso se justifica pelo fato de que estes móveis foram comprados com dinheiro de verdade pelos usuários.

Não é a primeira vez, entretanto, que ocorrem roubos na rede social. Em 2007, autoridades holandesas prenderam um adolescente de 17 anos, acusado de roubar quase R$ 11 mil em móveis de hóspedes do Habbo Hotel.

Polícia de verdade investiga crimes cometidos em hotel virtual
Polícia de verdade investiga crimes cometidos em hotel virtual

Geek

Nenhum comentário: