segunda-feira, 14 de junho de 2010

E3 2010: Kinect é o controle por movimento para Xbox 360

Em sua apresentação pré-E3 a Microsoft informou que seu o inédito (e exclusivo) sistema de controle por movimentos para a plataforma (ou console) de jogos eletrônicos Xbox 360 (X360) vai ser chamado Microsoft Kinect, substituindo o "apelido" Projeto Natal.

O tal Microsoft Kinect (MK) ou simplesmente Kinect é um sistema de controle por movimento que dispensa joysticks e qualquer outro tipo de acessório para jogar. Quer dizer, a pessoa usa o próprio corpo para brincar. Seu pacote traz câmera, microfone e um sensor de movimentos. Preço: ainda não foi revelado. Mas a Microsoft promete revelar nas próximas horas.

O acessório estreia em novembro de 2010.

A empresa disponibilizou várias cópias do aparelho para experimentação dos visitantes da Entertainment Entertainment Expo (E3), maior exposição da indústria de jogos eletrônicos, rolando entre os dias de junho de 2010.

Caso você não tenha nem mesmo o X360, a Microsoft oferece um pacote estilo "tem de tudo", integrado pelo novo modelo do console X360 -- fisicamente menor e virtualmente maior, reservando 250 gigabytes (GB) para armazenamento de dados, como jogos completos, expansões e vídeos -- e com o sistema de controle Kinect, que traz um sensor de movimento e uma câmera.

Para quem já tem o X360, outro pacote traz somente o Kinect (com sensor de movimento, microfone e câmera).

Tecnologia
A tecnologia de "controle por movimento" dispensa parcial ou totalmente o uso de qualquer joystick para jogar. Em vez de usar controles cheios de botões e alavancas direcionais, equipamentos musicais e volantes, você joga usando o próprio corpo.

Esses sistemas interpretam as ações das pessoas e transmiti-las ao jogo. Em um jogo de futebol, se a pessoa pular ou chutar, o jogador virtual poderá repetir os movimentos em campo.

"Para muitas pessoas, o controle é uma barreira", disse Kudo Tsunoda, diretor de criação da Microsoft. "Queríamos criar um controle que ninguém precisasse pegar para experimentar, nada de manuais de instrução ou configurações complicadas para aprender", explicou.

O sistema Kinect consiste em uma câmera com microfone e sensor de movimento capazes de ler não somente os movimentos corporais das pessoas, mas também o ambiente ao seu redor, identificando objetos (você pode usar uma almofada como raquete de tênis, por exemplo) e ainda reconhecendo a voz e a expressão facial das pessoas.

Marc Whitten, da Microsoft, dá créditos à concorrente Nintendo por atrair um novo mercado, com pessoas que não estavam experimentando jogos. "Eles fizeram coisas maravilhosas e trouxeram novos consumidores", mas, entretanto, "o que estamos trazendo com o Kinect é totalmente diferente, porque as pessoas controlam tudo por meio do seu próprio corpo e ainda podem usar a voz para se comunicar com o sistema".

Jogos
Vários jogos eletrônicos e até séries especialmente desenvolvidas para serem experimentadas via o sistema, como as séries Kinect Sports, Kinect Adventures. Há ainda o jogo Dance Central, em que as pessoas são desafiadas a dançar e fazer coreografias, e diversas produtoras, como as gigantes produtoras Disney, Lucas Arts, MTV Games e Rare, estão desenvolvendo jogos exclusivos para o Kinect. Kinectimals, Joyride e Star Wars são alguns deles.

Kinectimals: permite a você treinar 20 diferentes tipos de animal, incluindo gatos, leões e tigres.

Joyride: corrida em que você usa as mãos, fazendo de conta que está dirigindo um volante. Aliás, ao balançar o corpo você pode executar saltos e algumas manobras.

Kinect Sports: pratique esportes como boxem boliche, vôlei de praia, futebol, tênis de mesa e corrida. Ao se arriscar no vôlei, você precisa executar os mesmos movimentos da partida, como manchete, cortada e levantamento, enquanto no jogo de futebol você pode chutar e cabecear.

Kinect Adventures: que tal fazer rafting em uma perigosa corredeira? Aqui é possível e, aliás, sem sair molhado ou correr qualquer perigo. Pule no bote e use o corpo para mostrar o caminho.

Dance Central: é a sua chance de aprender a dançar, aperfeiçoar seu balanço e ficar antenada com as mais recentes coreografias e passos.

Antigo Projeto Natal agora é oficialmente chamado Microsoft Kinect
Antigo "Projeto Natal" agora é oficialmente chamado Microsoft Kinect

Especial para Terra

Nenhum comentário: