terça-feira, 15 de junho de 2010

Indústria de videogames se mostra pronta para retomada

O desânimo que vinha afligindo o setor de videogames dos Estados Unidos está prestes a acabar e o momento é perfeito, considerando que a indústria revela novos produtos na gigante Electronic Entertainment Expo (E3), maior exposição da indústria de jogos eletrônicos, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos.

Os visitantes poderão ter uma primeira ideia sobre o portátil Nintendo 3DS, ver jogos 3D em diversas plataformas e demonstrações de um sistema 4D. Outros destaques incluem novos periféricos -- como o Kinect (antigamente apelidado "Projeto Natal"), da Microsoft, um controle acionado por movimentos do corpo (Move, da Sony) e um medidor do pulso do usuário (Vitality Sensor, da Nintendo), que reforçam o realismo e os níveis de atividade.

Entre os usuários ativos de jogos, 21% têm informações sobre o Natal/Kinect e 35% destes têm "interesse claro de compra", conforme a Nielsen Games. Quanto ao Move, 23% dos usuários estão informados sobre ele e 28% destes têm interesse claro de compra, de acordo com a Hollywood Reporter.

"Todo mundo está de olho no Natal e no Move, mas creio que o 3DS roubará o show", disse Michael Pachter, analista da Wedbush Securities.

"Vimos o Natal um ano atrás, e as pessoas vão se animar por poder testá-lo na prática desta vez. Também já testamos o Move. Mas o 3DS é completamente novo, e as pessoas gostam de ver coisas que jamais viram," disse.

Também haverá na E3 forte presença de companhias tradicionais de mídia, especialmente Time Warner, Disney e Viacom -- esta última deve lançar o Rock Band 3, que inclui um controle em forma de teclado.

Também há rumores sobre a chegada do serviço Hulu ao console Xbox 360 (X360), da Microsoft, e que o anúncio acontecerá na E3. O console Wii, da Nintendo, também mostrará sua nova capacidade de exibir filmes via Netflix.

O evento de três dias, no Los Angeles Convention Center, coincide com uma análise positiva da PricewaterhouseCoopers, que divulgou previsão de que os consumidores da América do Norte gastarão 7,2% a mais em software, hardware e acessórios de jogos, em relação a 2009.

A notícia é positiva se considerado que o setor sofreu perdas da mesma ordem no ano passado. O setor de videogames superará de longe o crescimento de 1,2% previsto para entretenimento e mídia na América do Norte, o que inclui cinema, TV, rádio e mídia impressa.

Visitantes da  E3  poderão experimentar Kinect, sistema que permite à pessoa usar o corpo para controlar o jogo
Visitantes da E3 poderão experimentar Kinect, sistema que permite à pessoa usar o corpo para controlar o jogo

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: