segunda-feira, 14 de junho de 2010

Jogos 3D dominarão feira de videogames E3 nos EUA

As três dimensões, os joysticks sem fio e as sequências de jogos clássicos marcarão a nova edição da Electronic Entertainment Expo (E3), maior exposição da indústria de jogos eletrônicos -- que este ano, aliás, será realizada entre 15 e 17 de junho, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos.

O evento é indispensável para os grandes fabricantes de hardware e software do setor e serve para avaliar uma indústria obrigada a surpreender ano após ano.

A Microsoft dará o pontapé inicial à feira com duas apresentações prévias. O centro das atenções é o Microsoft Kinect (antigo "Project Natal"), um sistema de controle por movimentos que dispensa joysticks e controles, permitindo que as pessoas utilizem somente o próprio corpo para jogar.

Analistas apontam que a Microsoft anunciará novos canais de vídeo para seu console Xbox 360 (X360), o qual inclusive pode receber um modelo novo, menor, mais leve e mais potente, tal como aconteceu com o concorrente, console Playstation 3 (PS3), da Sony, ainda ano passado.

A Sony, por sua vez, lançará a versão terminada de seu PlayStation Move, com a proposta de joysticks sem fio ao estilo Wii, proposta essa que já havia insinuado na E3 de 2009 e levou à Game Developers Conference (GDC) de San Francisco em abril.

O Move da Sony, da mesma forma que o Kinect, funciona por meio de uma câmera que capta de forma tridimensional os movimentos do usuário e os repercute na tela.

Após o anúncio do lançamento em junho dos novos televisores Bravia, capazes de transmitir imagens em 3D, é de esperar que a Sony faça uma demonstração do potencial do PS3 no mundo estereoscópico, começando com o jogo Killzone 3.

Apesar de o 3D doméstico necessitar por enquanto dos já conhecidos modelos de óculos polarizados vistos nos cinemas, Nintendo tratará de revolucionar o mercado com a antecipada versão de seu console portátil Nintendo 3DS, capaz de projetar imagens em três dimensões sem a necessidade dos óculos.

Os criadores do Wii, atualmente o console mais vendido em todo o mundo, informaram que levariam o Nintendo 3DS à E3 e que o lançariam ainda antes de março de 2011.

É provável que a empresa estreie alguma novidade para o uso do popular Wii, como o Vitality Sensor, o sensor que capta os batimentos cardíacos do usuário.

Outro destaque da E3 é a terceira geração do jogo Rock Band 3 que, além de permitir baixos, baterias, guittrras e microfones para a interpretação das músicas, agora permitirá que o uso de teclados musicais e ainda inclui uma modalidade interpretativa mais profissional, em que tocar as músicas se torna algo mais complexo e próximo da realidade. Quer dizer, finalmente será possível "aprender a tocar música" por meio do jogo.

Entre os jogos esperados para a E3 estão Fable 3, Gears of War 3 e Halo: Reach para X360, Killzone 3, Gran Turismo 5 e a expansão God of War: Ghost of Sparta para PS3, além de Assassin's Creed: Brotherhood, Call of Duty: Black Ops e Star Wars: The Force Unleashed 2 para ambos os consoles.

Uma nova aventura da série Zelda deve ser mostrada na versão para o console Wii, da Nintendo, que ainda terão os jogos The Conduit 2 e Metroid: Other M.

A E3, uma feira fechada ao público geral, congregou em 2009 mais de 300 expositores e foi visitada por 41 mil pessoas de 78 países.

Terceiro episódio de série de guerra  Killzone  suportará projeção de gráficos 3D no console Playstation 3
Terceiro episódio de série de guerra Killzone suportará projeção de gráficos 3D no console Playstation 3

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Nenhum comentário: