O jogo estreou em junho de 2009.
O título é feito para as plataformas de jogos eletrônicos Macintosh (Mac), da Apple, PC, PlayStation 3 (PS3), da Sony, Xbox 360 (X360), da Microsoft, Dual Screen (DS) e Wii, da Nintendo, e para telefones móveis. Quem assina é a produtora EA Black Box, da cidade de Vancouver, Canadá -- em colaboração com as produtoras Visceral Games e The Sims Division.
Nas versões para console, os jogadores poderão continuar a criar "sims", satisfazendo seus desejos -- ou não -- e controlando tudo que ocorre em suas vidas, incluindo namoros, brigas, intrigas, trabalho, amigos e festas.
A novidade é a adição de recursos que facilitam o controle sobre a vida dos sims, como o "karma powers". Conforma a EA, com esse recurso os jogadores podem tanto trazer sorte quanto azar aos sims. Quer dizer, é possível adquirir "beleza imediata", mas o personagem também pode ser amaldiçoado.
Algumas versões e suas plataformas trazem certas peculiaridades.
As versões para PS3 e X360 permitem que os usuários diponibilizem, dia internet, suas criações de casas, roupas, acessórios para outras pessoas ao redor do mundo. Além disso, ao cumprirem desafios de curto e longo prazo, receberão recompensas e troféus que podem ser visualizados por quaisquer usuários conectados.
Já a versão Wii permite morar numa cidade praiana, traz diversas novas carreiras, casas e moradores originais para conhecer e interagir. E há o modo cooperativo, suportando até quatro pessoas. Enquanto uma pessoa controla normalmente o sim, as outras podem se tornar "anões de jardim" que pode ajudar o jogador ou ainda atrapalhar os vizinhos.
Na versão para DS, os jogadores podem usar a caneta "Stylus" na elaboração de casas, paredes, pisos, objetos de decoração e texturas. A caneta ainda pode servir "para esculpir as características faciais dos Sims, escolher o cabelo e as roupas", informa nota oficial da produtora.
Jogo e série
The Sims é uma série de simulação de vida nascida em fevereiro de 2000. No jogo é possível controlar a vida de pessoas virtuais (chamadas Sims).
O título é um projeto de Will Wright, também visualizador das séries Sim City e Spore. Wright tem como filosofia a produção de títulos onde ninguém perde. Nunca há um final, nunca há fases, episódios ou afins.
The Sims tornou-se um fenômeno cultural, ultrapassou a marca de 125 milhões de unidades vendidas pelo mundo e tem tradução para 22 línguas diferentes, além de estar disponível em 60 países.
Tim LeTourneau, diretor da EA, atual responsável pelo desenvolvimento dos jogos The Sims, comentou sobre o sucesso da série, destacando que "The Sims é a prova de que um título lançado há dez anos pode continuar a crescer em popularidade e a se desenvolver. É um jogo que permite às pessoas construírem sua própria história em um mundo virtual incrível". Para LeTourneau, "o que faz de The Sims atemporal é que ele é um reflexo do jogador".
Segundo a organização não-governamental (ONG) Peta, que defende o tratamento ético dos animais, o jogo The Sims 3 foi merecedor do prêmio Proggy Awards, sendo considerado o título mais amigável aos animais. Conforme a própria ONG, "durante a partida, o personagem pode manter um estilo de vida vegetariano, inibindo a morte de animais". Segundo a Peta, ao adotar o "estilo vegetariano", aumenta-se a perspectiva de vida do personagem.
The Sims 3 (produção: EA Black Box, Visceral Games, The Sims Division | publicação: Electronic Arts, Warner Bros), DS, Mac, PC, PS3, X360 e telefones móveis.
Estreia:
América, junho de 2009
Ásia, junho de 2009
Europa, junho de 2009
Oceania, junho de 2009
Personagens virtuais "sims" ganharão vida também nos consoles
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