quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nolan Bushnell, pai do videogame, se junta à Atari

O mundo dos jogos eletrônicos (videogames) ficou surpreso com o anúncio de que Nolan Bushnell, fundador da Atari e considerado por muitos como "pai" da indústria de jogos, está assumindo uma posição na diretoria da Atari.

A mais recente empreitada do pioneiro foi uma empresa batizada de uWink, que produziu (sem muito sucesso) sistemas de entretenimento para uso em restaurantes.

Mas não dá pra dizer que a ida de Bushnell para a Atari é uma "volta para casa", por um detalhe: a Atari atual não é a mesma Atari fundada por Bushnell na década de 1970. A empresa tem uma das histórias mais complicadas da indústria, e já passou por pelo menos meia-dúzia de encarnações.

As muitas faces da Atari

A empresa foi fundada em 1971 pela dupla Nolan Bushnell e Ted Dabney. Ah, nem o nome deveria ser Atari. Originalmente a empresa deveria ser "Syzygy", mas esse nome (esquisito) já estava registrado. Enfim, nessa época a Atari produzia fliperamas (arcades) para instalação em bares e restaurantes.

Em 1976, A Atari foi adquirida pela Warner Communications (hoje conhecida como Time Warner), por cerca de US$ 30 milhões.

Em 1984, a empresa foi desmembrada. A Warner vendeu a divisão de eletrônicos de consumo e informática para Jack Tramiel, fundador da Commodore, e reteve a divisão de arcade com o nome Atari Games. Esta divisão, por sua vez, foi vendida para a japonesa Namco em 1985.

A Atari de Tramiel (agora Atari Corp.) sobreviveu até 1996, quando se fundiu com uma desconhecida fabricante de HDs batizada de JTS, formando a JTS Corp. A JTS, por sua vez, vendeu os direitos sobre o nome Atari, seus jogos, produtos e tecnologias relacionadas para a Hasbro Interactive em 1998, e pediu falência um ano depois. Com isso, a Atari iniciou um período em que deixou de existir como empresa, e passou a ser apenas uma marca gerenciada por outra empresa.

Mas a saga não termina por aí. Em 2000 a produtora francesa Infogrames, também do ramo de jogos eletrônicos, comprou da Hasbro os direitos sobre o nome Atari e passou a "vestir a pele" da velha pioneira. Sua subsidiária nos Estados Unidos foi renomeada como Atari Inc. e seu braço europeu, Atari Europe. Ambas são controladas por uma terceira empresa, uma holding conhecida como Atari SA, com sede na cidade de Lyon, França.

Apesar do nome e de algumas iniciativas para capitalizar a nostalgia (incluindo os consoles Atari Flashback 1 e 2), a Atari atual não tem mais a importância que a original tinha até meados da década de 1980, quando perdeu espaço para empresas japonesas como a Sega e Nintendo.

Os fãs esperam que a chegada de Bushnell seja um passo rumo a um ¿ressurgimento¿ dos ideais da velha empresa.

Fundador da Atari retorna à empresa com a missão de novamente  destacá-la na indústria de jogos eletrônicos
Fundador da Atari retorna à empresa com a missão de novamente destacá-la na indústria de jogos eletrônicos

Geek

Nenhum comentário: