Quer dizer, eles serão a seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol, mas o bate-bola envolve somente equipes integradas por robôs.
Considerada a maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo, a competição reunirá mais de 400 equipes de 40 países, dividas entre as categorias Small Size, Simulation, Middle Size, Standard Plattaform e Humanoid. Esta será a segunda vez que o time da FEI disputa a competição internacional ¿ tendo ficado entre as 12 melhores em 2009.
A equipe RoboFEI, formada por nove alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e de Mestrado, levará sete robôs de 15 centímetros (cm) de altura para disputar a categoria Small Size, que agora contam com tecnologia FPGA para mais flexibilidade, além de terem uma mecânica mais robusta e motores mais potentes, de 50 watts.
Também foram feitas modificações no software de Inteligência Artificial para garantir melhores defesas e decisões mais rápidas. Foi aprimorado também os sistemas de chutes e dribles, como afirma o professor e coordenador do projeto de Futebol de Robôs da FEI, Flavio Tonidandel.
Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, para estabilidade e aceleração mais uniformes (em qualquer direção), e também quatro baterias de 7,4 volts. O time de "futebol" é composto por cinco jogadores, incluindo o goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 metros quadrados.
Os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de quase quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla as máquinas via radiofrequência.
A FEI também promove o evento Larc 2010, que este ano engloba a Competição Brasileira de Robótica, o RoboCup Open Latino Americano e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica.
A RoboCup 2010 será realizada de 19 a 25 de junho de 2010, no Suntec Singapore International Convention and Exhibition Centre, e tem como objetivo, segundo o press release dos organizadores, "promover e fomentar a educação, desenvolvimento e pesquisas em robótica e inteligência artificial".
Brasileiros viajam até a Ásia para disputar Copa do Mundo de Futebol de Robôs
Nenhum comentário:
Postar um comentário