terça-feira, 20 de abril de 2010

Multimídia Famosa casa noturna paulistana Vegas Club recebe festa inspirada em jogo eletrônico Veja: Clique na imagem para ver o infográfico

Estudantes do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), da cidade de São Bernardo do Campo (SP), Brasil, foram escalados, junto ao seu time de futebol de robôs, para disputar a RoboCup 2010 em Singapura.

Quer dizer, eles serão a seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol, mas o bate-bola envolve somente equipes integradas por robôs.

Considerada a maior e mais importante plataforma de pesquisa em robótica do mundo, a competição reunirá mais de 400 equipes de 40 países, dividas entre as categorias Small Size, Simulation, Middle Size, Standard Plattaform e Humanoid. Esta será a segunda vez que o time da FEI disputa a competição internacional ¿ tendo ficado entre as 12 melhores em 2009.

A equipe RoboFEI, formada por nove alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e de Mestrado, levará sete robôs de 15 centímetros (cm) de altura para disputar a categoria Small Size, que agora contam com tecnologia FPGA para mais flexibilidade, além de terem uma mecânica mais robusta e motores mais potentes, de 50 watts.

Também foram feitas modificações no software de Inteligência Artificial para garantir melhores defesas e decisões mais rápidas. Foi aprimorado também os sistemas de chutes e dribles, como afirma o professor e coordenador do projeto de Futebol de Robôs da FEI, Flavio Tonidandel.

Cada robô possui cinco motores e quatro rodas, para estabilidade e aceleração mais uniformes (em qualquer direção), e também quatro baterias de 7,4 volts. O time de "futebol" é composto por cinco jogadores, incluindo o goleiro, e as partidas acontecem num campo com 17,5 metros quadrados.

Os robôs são comandados por um programa executado em tempo real no computador. Duas câmeras, instaladas a uma altura de quase quatro metros, captam as imagens da partida e enviam ao computador, que controla as máquinas via radiofrequência.

A FEI também promove o evento Larc 2010, que este ano engloba a Competição Brasileira de Robótica, o RoboCup Open Latino Americano e as finais da Olimpíada Brasileira de Robótica.

A RoboCup 2010 será realizada de 19 a 25 de junho de 2010, no Suntec Singapore International Convention and Exhibition Centre, e tem como objetivo, segundo o press release dos organizadores, "promover e fomentar a educação, desenvolvimento e pesquisas em robótica e inteligência artificial".

Brasileiros viajam até a Ásia para disputar  Copa do Mundo de  Futebol de Robôs
Brasileiros viajam até a Ásia para disputar Copa do Mundo de Futebol de Robôs

Geek

Nenhum comentário: