segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ex-executivos atrasaram 'Modern Warfare 3', diz Activision

De acordo com documentos da publicadora Activision relacionados à ação judicial que a empresa move contra seus ex-executivos Vince Zampella e Jason West, ambos fizeram de refém a produção de Modern Warfare 3, nova edição da spin-off da série de jogos de guerra Call of Duty.

Zampella e West eram diretores da produtora Infinity Ward (da Activision), responsável pela spin-off Modern Warfare (MW) e por vários títulos da série de jogos de guerra Call of Duty (CoD).

A empresa demitiu West e Zampella no mês passado.

Segundo os documentos, Zampella e West queriam mais dinheiro da publicadora e "impediram o desenvolvimento de futuras edições da franquia MW, mantendo-a como refém até que a Activision atendesse às suas demandas".

O documento é explícito ao acusar a dupla de "paralizar o desenvolvimento do jogo (Call of Duty:) Modern Warfare 3¿.

A publicadora Activision é de propriedade do grupo Activision Blizzard (Actblizz), líder da indústria de jogos eletrônicos.

Semana passada, o grupo ActBlizz abriu uma ação contra dois antigos executivos, acusando-os de tentar prejudicar os ativos da companhia e de terem ameaçado o futuro da série de jogos CoD.

No processo, via Tribunal Superior da Califórnia, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, a empresa afirma que demitiu os executivos por terem violado seus contratos e terem faltando com suas responsabilidades fiduciárias.

Segundo a ação, ambos eram insubordinados e atuavam para interesse próprio, tendo negociado com concorrentes (incluindo o grupo Electronic Arts, EA) ainda enquanto estavam sob contrato com a empresa, e teriam tentado impedir a Activision de conceder bônus aos funcionários da Infinity Ward a fim de facilitar que estes fossem "roubados" quando os dois fundassem sua própria empresa.

Após a demissão da dupla, a Activision criou uma unidade para a série CoD, e um novo episódio será lançado no 2º semestre deste ano.

Os dois executivos entraram com uma ação contra a empresa de jogos eletrônicos, pedindo US$ 36 milhões em royalties e danos.

E na manhã desta segunda-feira, 12 de abril de 2010, a Electronic Arts anunciou a parceria com a recém-nascida produtora fundada Zampella e West, Respawn Entertainment.

A produtora é independente, dona de tudo o que criar, porém a EA será publicadora e distribuidora dos projetos desenvolvidos via EA Partners, quer dizer, os jogos que forem financiados pela EA.

Activision acusa ex-executivos de atrasarem desenvolvimento de  terceiro episódio de jogo de guerra  Modern Warfare
Activision acusa ex-executivos de atrasarem desenvolvimento de terceiro episódio de jogo de guerra Modern Warfare

Especial para Terra

Nenhum comentário: