quarta-feira, 7 de abril de 2010

Kojima, visionário dos games: "o console está morrendo"

Hideo Kojima, um dos criadores mais famosos no mundo dos jogos eletrônicos, vê o futuro do entretenimento digital fora da caixa -- de qualquer caixa.

Kojima, criador da série de jogos Metal Gear Solid (MGS), cujas vendas mundiais ultrapassam as 27 milhões de cópias, afirma que o futuro dos jogos está nas redes, que libertarão os jogadores dos consoles, inclusive dos fabricados pela sua parceira Sony.

"No futuro próximo, teremos jogos que não dependerão de plataforma", disse Kojima em conferência para anunciar o mais recente capítulo da saga MGS, que começou em 1987.

"Os jogadores devem ser capazes de levar seus jogo quando viajarem -- onde quer que estejam e onde quiserem jogar. Deve ser o mesmo software e a mesma jogabilidade", explicou.

Kojima detalhou, no evento em Tóquio, Japão, os planos para o lançamento (em abril de 2010) de Metal Gear Solid: Peace Walker, título por ele mesmo desenvolvido e que será disponibilizado para Playstation Portable (PSP), da Sony.

A previsão de um futuro sem consoles, vislumbrada por Kojima, considerado uma máquina criativa e um dínamo comercial, parece ter mexido com um dos executivos da Sony presentes no evento.

"É uma previsão arrojada", disse Hiroshi Kawano, presidente da Sony Computer Entertainment (SCE) do Japão, enquanto soltava um sorriso nervoso. "Esperamos que ele continue a desenvolver (jogos) para plataformas, mas respeitamos imensamente sua percepção de tomar desafios".

Metal Gear Solid: Peace Walker chega às prateleiras japonesas no fim de abril, e na Europa e Estados Unidos, em junho de 2010.

Kojima, de 46 anos, é conhecido por esmiuçar temas pacifistas na série MGS. Aliás, ironicamente MGS é uma série de jogos de combate com tramas elaboradas que geralmente refletem os perigos da tecnologia.

O mais novo título apresenta o protagonista Snake com um grupo de soldados para salvar a Costa Rica da invasão de um exército misterioso em 1974.

Kojima disse que os jogadores são recompensados por cooperar e encorajar o choque e a captura -- e não matar -- de soldados inimigos que encontrarem para colocá-los para trabalhar.

"Esse é um jogo que desenvolve habilidades de administração", disse Kojima. "Você pode até demitir funcionários, algo que você realmente não pode fazer na vida real. No jogo, eu não conseguia parar de fazer isso".

Kojima disse esperar criar filmes assim como jogos. Da mesma forma que as recentes produções de Hollywood, seu jogo mais recente vem com produtos que geram receita adicional, incluindo AXE e Doritos.

Kojima espera que o novo jogo dê um senso de desenvolvimento à sua equipe, o que seria uma preparação para a produção de jogos sob demanda na rede (internet).

"Olhei este episódio (da série MGS) como uma experiência visando o futuro", acrescentou.

Metal Gear Solid: Peace Walker , para o console PSP, pode ter sido a preparação da equipe Kojima Productions para o desenvolvimento de jogos para ...
Metal Gear Solid: Peace Walker, para o console PSP, pode ter sido a preparação da equipe Kojima Productions para o desenvolvimento de jogos para redes independentes

Reuters

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