terça-feira, 6 de abril de 2010

Nintendo não teme avanço de portáteis iPad e iPhone

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo (na América), líder absoluta do mercado de jogos eletrônicos, diz que a empresa não tem medo do sucesso comercial dos aparelhos Ipad e Iphone, da Apple.

Em entrevista ao blog Kotaku, Fils-Aime disse que as vendas do aparelho iPhone simplesmente não afetaram o desempenho comercial dos aparelhos Nintendo e que também o aparelho Ipad não deve interferir nos negócios da Nintendo.

Fils-Aime diz que Ipad e Iphone não são plataformas sustentáveis para produtores de jogos eletrônicos como os vistos nos aparelhos Nintendo (Microsoft e Sony), "porque os consumidores Apple têm acesso gratuito a muitos jogos e aplicativos e, além disso, jogam poucas vezes um mesmo título e já partem atrás de outra coisa".

Ipad e Iphone "não são plataformas viáveis para o desenvolvimento de jogos", defende o executivo. Fils-Aime acredita que há sérias dificuldades para produtores de jogos pagos (para iPad e iPhone), "pois há muitos títulos gratuitos disponíveis", completa.

Mas os aparelhos Apple avançam.

Em 2009, de acordo com pesquisa encomendada pela consultoria Flurry Analytics, enquanto o portátil Dual Screen (DS), da Nintendo, dominava 70%, o Iphone levou 19% das vendas de jogos, e o Playstation Portable (PSP), da Sony, 11%. Diferentemente do que a Nintendo diz, o Iphone afetou as vendas, afinal em 2008 a Nintendo tinha 75%, a Sony tinha 20% e a Apple tinha apenas 5%. O Iphone cresceu, tomando 5% da Nintendo e 9% da Sony em vendas de jogos para consoles portáteis.

Desde o lançamento do Iphone, analistas de mercado falam na possibilidade de o aparelho conquistar uma grande parcela do mercado atualmente dominado pelo console portátil DS.

Com a estreia do Ipad, acredita-se no crescimento da Apple no mercado.

No fim de semana de estreia, o Ipad teve mais de 300 mil unidades vendidas ¿ mais que o "antigo" Iphone, que vendeu 250 mil unidades na estreia.

Enquanto isso, foi anunciado o Nintendo 3DS, um novo console portátil que exibirá gráficos tridimensionais sem o auxílio de óculos especiais.

Acredita-se que o 3DS chegará ao mercado entre o final de 2010 e o início de 2011.

Oficialmente, a Nintendo promete revelar mais novidades durante o evento Electronic Entertainment Explo (E3), maior feira de jogos eletrônicos do mundo, em junho de 2010.

Depois do telefone móvel Iphone, é a vez de a Apple lançar o computador portátil Ipad... Mas Nintendo diz não temer concorrência
Depois do telefone móvel Iphone, é a vez de a Apple lançar o computador portátil Ipad... Mas Nintendo diz não temer concorrência

Especial para Terra

Nenhum comentário: