quinta-feira, 25 de março de 2010

Roteiro de jogo L.A. Noire equivale a 12 filmes de cinema

Brendan McNamara, co-fundador e presidente da produtora Team Bondi, disse que o roteiro do jogo L.A. Noire tem aproximadamente 22 mil páginas.

O título é feito para os sistemas de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony, e Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina o jogo é a produtora Team Bondi, da cidade de Sydney, Austrália.

"O roteiro tem umas 22 mil páginas", diz McNamara, que faz um comparativo, falando que o volume é equivalente a "dois anos inteiros de um seriado de televisão ou provavelmente 12 filmes". É realmente muita coisa.

Jogo
L.A. Noire é um título em que o jogador interpreta o detetive policial Cole Phelps, do departamento de polícia da cidade de Los Angeles, Estados Unidos. A história é passada no final de década de 1940 e o visual é noir. Sua tarefa? Solucionar uma série de assassinatos. Enquanto seu lado detetive é convocado à ativa, margeiam pelo roteiro elementos como ambiguidade moral, corrupção, drogas, sexo e ainda cenas de crime, inclusive homicídios.

A idéia dos produtores é "recriar perfeitamente a cidade de Los Angeles do final da década de 1940", disse Brendan McNamara, presidente da produtora. O visual segue a linha de filmes policiais dos anos 1940 e 1950, cuja estética noir, mais escura e noturna, dava o tom. Falando em tom, a trilha sonora é inteiramente composta de jazz.

Conforme a revista Game Informer, a produtora utiliza uma tecnologia que permite capturar movimentos de corpo e faciais com muito mais precisão e de uma só vez.

A reprodução dos movimentos faciais dos personagens é inédita em um jogo. "Os atores (que são também dubladores) são colocados em uma grande sala com várias câmeras ao redor. Eles começam a interpretar a cena e tudo então é gravado, incluindo a movimentação, as emoções mais evidentes e os movimentos mínimos, como o piscar de olhos e o tremor labial", explica. Depois, tudo é transportado para uma ambientação tridimencional, agrupando em uma só fase todas as produções de animação, captura de movimentos e dublagem. E o resultado, segundo a revista, "é que a cena fica perfeita".

Os diálogos são interativos e pode coagir, acusar ou usar a força em interrogatórios -- e essas escolhas alteram o desenrolar da trama.

Antes de fundar sua produtora, McNamara criou a série policial de jogos The Getaway. Aliás, a equipe responsável por The Getaway é a mesma de L.A. Noire e, estima-se, o projeto iniciado em 2005 já custou US$ 50 milhões.

L.A. Noire (produção: Team Bondi | publicação: Rockstar Games), PS3, X360.
Estreia:
América, 2010
Ásia, 2010
Europa, 2010
Oceania, 2010

Roteiro de jogo eletrônico é extenso o suficiente para fazer 12  filmes de Hollywood
Roteiro de jogo eletrônico é extenso o suficiente para fazer 12 filmes de Hollywood

Especial para Terra

Nenhum comentário: