terça-feira, 2 de março de 2010

ApocalyPS3: o dia em que o PlayStation 3 parou

Na manhã dessa segunda-feira (1), quando a primeira unidade do sistema de jogos eletrônicos PlayStation 3 (console PS3), da Sony, deveria registrar no calendário a passagem do dia 28 de fevereiro para dia 1º de março de 2010, mais de 24 milhões de proprietários do PS3 em todo o mundo estavam condenados ao que o blog VG247 batizou de ApocalyPS3 ("em português", apocaliPS3), fazendo um jogo entre a palavra apocalipse e a sigla PS3.

Consoles PS3 em todos os continentes passaram a sofrer um tipo de pane geral. Travaram, paravam de funcionar, não rodavam todos os jogos e a fabricante Sony, temerosa, chegou a recomendar que os usuários deixassem seus PS3 desligados - até que a companhia tivesse uma solução.

Inicialmente achava-se que era um erro da PlayStation Network (PSN), rede social da linha de consoles PlayStation. Depois, descobriu-se a falha no relógio interno do PS3. O aparelho achava que 2010 era um ano bissexto e que ontem, dia 1º de março, era 29 de fevereiro.

Essa confusão de datas ocasionou o erro identificado com o código "8001050F", que travava o PS3 e reiniciava o calendário em 31 de dezembro de 1999 (nos EUA) ou 1º de janeiro de 2000 (no restante do mundo).

"Identificamos o problema causado por um defeito na funcionalidade do relógio", explicou a fabricante Sony.

Um erro pequeno, um estrago enorme.

A pane pode ter atingido mais de 24 milhões de consoles PS3 em todo o mundo - número de aparelhos fabricados até julho de 2009, segundo dados da própria Sony.

Apenas os atuais modelos PS3 Slim não sofreram nada. O relógio deles estava OK. Enquanto todos os antigos modelos (conhecidos como "fat" ou "Phat") e consoles "debug" - feitos para desenvolvedores e imprensa para rodar títulos em produção - foram afetados pelo erro.

Havia o receio da perda de dados (fossem gravados em disco ou em rede) e os jogadores temiam ver apagados seus progressos de jogos (chamados "saves"), os próprios jogos (fossem inteiros, expansões ou demonstrações) e, principalmente, os troféus - uma espécie de premiação dada aos usuários por méritos alcançados nos jogos.

Mas ainda ontem (bem tarde), começaram a rolar os primeiros relatos de que os consoles PS3 estavam voltando ao normal. A medida que se destravavam os aparelhos PS3, jogadores de todo mundo postavam em fóruns especializados.

Aparentemente, nenhum dado foi perdido.

E a fabricante Sony veio a público dizer que o problema estava solucionado. Patrick Seybold, porta-voz da companhia, postou ainda ontem à noite, dia 1º de março de 2010 (que não é ano bissexto), a seguinte nota (na íntegra):

NOTA OFICIAL DA SONY

Restaurado serviço PlayStation Network

Estamos cientes que a funcionalidade do relógio interno em unidades do PS3, exceto nos modelos PS3 Slim, reconheciam o ano de 2010 como bissexto. Trocando a data do relógio interno de 29 de fevereiro para 1º de março, verificamos que os sistemas agora estão resolvidos e que os usuários podem normalmente usar seus PS3.

Se a hora exibida na (barra de menu XrossMediaBar) XMB permanecer incorreta, os usuários podem ajustar o tempo (horário e data) manualmente ou via internet. Se tivermos novas informações, vamos passar as atualizações por meio do (site) PlayStation.Blog ou PlayStation.com.

Pedimos desculpas por toda a inconveniência que isso possa ter causado.

Falha do console PS3 foi tão extensa que foi batizada de  ApocalyPS3
Falha do console PS3 foi tão extensa que foi batizada de ApocalyPS3

Especial para Terra

Nenhum comentário: