terça-feira, 2 de março de 2010

FarmVille retém dinheiro de doação destinada ao Haiti

A produtora Zynga, responsável pelo jogo FarmVille, é suspeita de enganar jogadores internautas e reter parte do dinheiro arrecadado por meio de doações feitas por eles (jogadores) a campanhas humanitárias, como a que se destinava a ajudar as vítimas do terremoto no Haiti, em janeiro de 2010.

No ano passado, a companhia teria arrecadado US$ 2,7 milhões em doações, porém doado somente metade do valor. A empresa diz que a fatia retirada é uma "prática comum" nesses casos. E diz informar aos usuários do jogo a respeito da divisão dos valores doados.

Mas a companhia se recusa a mencionar o valor arrecadado, porque a Zynga é "uma empresa privada e esta é uma informação ligada à competitividade", conforme alegado em reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Conforme reportagem, a empresa informou que "doou 50% de valores arrecadados antes do terremoto para as instituições haitianas Fonkoze (de microcrédito), e Fatem, voltada à tecnologia da informação".

O jornal verificou que uma das organizações citadas, a Fatem, recebeu somente US$ 192 mil da Zynga.

A Zynga diz que contribuiu, nos primeiros cinco dias de campanha para o Haiti, com 100% do que era doado, o que representou US$ 1,5 milhão. Mas, entretanto, a arrecadação durou pelo menos 10 dias (não somente cinco).

De acordo com a resportagem, os jogadores eram convidados a fazer doações de US$ 5, US$ 10, US$ 20, US$ 30 ou US$ 40 para as vítimas, mas, feito o pagamento, revelava-se que eles não estava contribuindo diretamente com o Haiti. Para ajudar, era necessário plantar e colher "milho branco virtual" (a popular canjica) e, então, tudo o que fosse plantado e colhido é que seria enviado ao Haiti.

Conforme o jornal, "quem comprou US$ 40 jamais conseguiria gastar o total, porque a campanha tinha duração preestabelecida, e não haveria tempo para contribuir" com todo o dinheiro adquirido.

FarmVille reúne mais de 80 milhões de jogadores em todo o mundo, cerca de 20% dos usuários do site Facebook. No Brasil, 1,125 milhão de pessoas experimentaram o jogo em janeiro de 2010 (15% dos usuários brasileiros do site), segundo Ibope.

Produtores de  Farmville  são acusados de não repassar valores  totais de dinheiro arrecado em campanhas humanitárias
Produtores de Farmville são acusados de não repassar valores totais de dinheiro arrecado em campanhas humanitárias

Especial para Terra

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