O título é feito pela produtora Epic Games, da cidade de Cary, Estados Unidos, para computadores e consoles Playstation 3 e Xbox 360 (PS3 e X360), da Sony e Microsoft, respectivamente.
"Se você for alguém extremamente entusiasta, viciado e dono de um computador PC de altíssima performance e caríssimo, você vai reclamar", explicou o executivo. "Mas gostei, achei excelente. A experiência é realmente divertida", completou.
Rede social, serviço e sistema: Onlive
A rede social Onlive foi criada por Steve Perlman, fundador do serviço WebTV, e Mike McGarvey, ex-presidente da produtora Eidos Games.
Ele usa a tecnologia "computação nas nuvens", dispensando o "console" para rodar jogos eletrônicos de alta performance, como os vistos atualmente em consoles como Playstation 3 e Xbox 360 (PS3 e X360), da Sony e Microsoft, respectivamente.
Perlman disse que o serviço será um "divisor de águas" para a indústria de jogos e particularmente para os fabricantes de console Nintendo, Microsoft e Sony. Conforme Perlman, a rede socialOnlive ajudará os desenvolvedores a combaterem a pirataria e a melhorar suas margens de lucro, que são menores em títulos vendidos em disco do que as de títulos distribuídos digitalmente.
O catálogo de jogos eletrônicos inclui títulos de produtoras como Activision, Blizzard, Electronic Arts, Take Two, THQ e Ubisoft, incluindo jogos como Assassin's Creed 2, Metro 2033 e Prince of Persia: The Forgotten Sands.
Para brincar, basta entrar a rede social Onlive, acessar o menu, escolher o título e iniciar o jogo. Não importa a configuração de seu computador e você pode até mesmo usar a TV. Basta que tenha acesso à internet (de alta velocidade) e você poderá jogar qualquer título do catálogo, como Crysis (Crytek), que requer um computador sofisticado para rodar (fora do Onlive).
E tudo roda em computadores Macintosh (Mac) e PC.
O usuário precisa ter uma conexão com velocidade mínima de 1,5 megabytes (MB) para visualizar os jogos em resolução em 480 pixels, ou 5 MB para resolução em 720 pixels.
Segundo nota oficial, "os jogos estarão disponíveis no Onlive assim que chegarem às lojas e vão rodar com máxima performance, não importando a qualidade do PC". Isso só é possível porque os jogos são armazenados e processados nos servidores da rede social Onlive. "O jogador vê o streaming de vídeo em tempo real, por isso não precisa de uma máquina potente", explica Perlman.
"Você está assistindo a um vídeo, mas seus comandos (como tiros, pulos etc.) acontecem instantaneamente", explica o executivo. "É como uma partida normal, mas sem lags, atrasos ou quedas de quadros. Apertou, funcionou", conclui.
A rede social Onlive estreia dia 17 de junho de 2010, nos Estados Unidos, e terá uma mensalidade de US$ 15 (atualmente, um jogo vendido em disco custa US$ 60).
Jogos eletrônicos de grandes produtores já estão no catálogo de títulos da rede social Onlive
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