quarta-feira, 17 de março de 2010

Executivo da produtora de Gears of War gostou de Onlive

Mark Rein, vice-presidente da companhia Epic Games, responsável por séries de jogos como Gears of War e Unreal, disse que achou excelente experimentar o jogo Unreal Tournament 3 via sistema (digital) de jogos eletrônicos (que é rede social e também serviço) Onlive.

O título é feito pela produtora Epic Games, da cidade de Cary, Estados Unidos, para computadores e consoles Playstation 3 e Xbox 360 (PS3 e X360), da Sony e Microsoft, respectivamente.

"Se você for alguém extremamente entusiasta, viciado e dono de um computador PC de altíssima performance e caríssimo, você vai reclamar", explicou o executivo. "Mas gostei, achei excelente. A experiência é realmente divertida", completou.

Rede social, serviço e sistema: Onlive
A rede social Onlive foi criada por Steve Perlman, fundador do serviço WebTV, e Mike McGarvey, ex-presidente da produtora Eidos Games.

Ele usa a tecnologia "computação nas nuvens", dispensando o "console" para rodar jogos eletrônicos de alta performance, como os vistos atualmente em consoles como Playstation 3 e Xbox 360 (PS3 e X360), da Sony e Microsoft, respectivamente.

Perlman disse que o serviço será um "divisor de águas" para a indústria de jogos e particularmente para os fabricantes de console Nintendo, Microsoft e Sony. Conforme Perlman, a rede socialOnlive ajudará os desenvolvedores a combaterem a pirataria e a melhorar suas margens de lucro, que são menores em títulos vendidos em disco do que as de títulos distribuídos digitalmente.

O catálogo de jogos eletrônicos inclui títulos de produtoras como Activision, Blizzard, Electronic Arts, Take Two, THQ e Ubisoft, incluindo jogos como Assassin's Creed 2, Metro 2033 e Prince of Persia: The Forgotten Sands.

Para brincar, basta entrar a rede social Onlive, acessar o menu, escolher o título e iniciar o jogo. Não importa a configuração de seu computador e você pode até mesmo usar a TV. Basta que tenha acesso à internet (de alta velocidade) e você poderá jogar qualquer título do catálogo, como Crysis (Crytek), que requer um computador sofisticado para rodar (fora do Onlive).

E tudo roda em computadores Macintosh (Mac) e PC.

O usuário precisa ter uma conexão com velocidade mínima de 1,5 megabytes (MB) para visualizar os jogos em resolução em 480 pixels, ou 5 MB para resolução em 720 pixels.

Segundo nota oficial, "os jogos estarão disponíveis no Onlive assim que chegarem às lojas e vão rodar com máxima performance, não importando a qualidade do PC". Isso só é possível porque os jogos são armazenados e processados nos servidores da rede social Onlive. "O jogador vê o streaming de vídeo em tempo real, por isso não precisa de uma máquina potente", explica Perlman.

"Você está assistindo a um vídeo, mas seus comandos (como tiros, pulos etc.) acontecem instantaneamente", explica o executivo. "É como uma partida normal, mas sem lags, atrasos ou quedas de quadros. Apertou, funcionou", conclui.

A rede social Onlive estreia dia 17 de junho de 2010, nos Estados Unidos, e terá uma mensalidade de US$ 15 (atualmente, um jogo vendido em disco custa US$ 60).

Jogos eletrônicos de grandes produtores já estão no catálogo de títulos da rede social  Onlive
Jogos eletrônicos de grandes produtores já estão no catálogo de títulos da rede social Onlive

Especial para Terra

Nenhum comentário: