terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sony pode ter punido site por nota baixa a jogo 'Heavy Rain'

Conforme o site brasileiro Gamerview, a companhia Sony pode estar punindo o site Gamekult (GK) por ter (ele, o site) avaliado o jogo Heavy Rain (HR) com uma nota baixa. Poischich, editor, deu pontuação 6 (o máximo é 10) a HR.

Heavy Rain é um título exclusivo para o sistema de jogos eletrônicos PlayStation 3 (console PS3), da Sony. O jogo é da produtora Quantic Dream, da cidade de Paris, França.

A avaliação do site Gamekult alega que o jogo é truncado, que há desnecessários "Quick Time Events" (QTE) e problemas no ritmo da narrativa. Ao final da análise, ainda há um duro comentário a respeito da história: "muito pobre para um filme e muito chata para um jogo eletrônico".

No dia seguinte à avaliação, Yuki, um dos colaboradores do site, publicou via Twitter (ThomasGamekult) que, "devido a essa nota, a Sony francesa teria colocado o site em uma lista negra".

Yuki ainda revelou que o site francês JeuxVideo teria sido obrigado a mudar a nota dada a HR para não entrar na mesma lista. Pelo site JeuxVideo, HR mereceu pontuação 15 (o máximo é 20).

Yuki depois declarou que "lista negra" era uma expressão muito forte. Mas que, efetivamente, o relacionamento da Sony França com o site deu um "passo para trás" por conta dessa nota. Conforme o colaborador, a redação GK não receberia mais jogos para testar antecipadamente e os convites para eventos seriam "mais raros".

Os sites franceses Jeuxactu e Micromania também não deram notas altas a HR: 10 (o máximo é 20) e 16 (o máximo é 20), respectivamente. Enquanto isso, o site (também francês) Gameblog deu 5 (o máximo é 5), e a revista japonesa Famitsu deu 37 (o máximo é 40) para o título.

Blogs e sites do mundo inteiro estão entrando em contato com a Sony para saber, afinal, seus comentários sobre o suposto acontecimento. Se o que o colaborador do GK está dizendo for verdade, a (suposta) retaliação por parte da Sony pode colocar a credibilidade da empresa (e de seus jogos) em risco.

Liberdade de imprensa?
Conforme o site Gamestuff, a prática de retaliações a revistas, sites e outros veículos de comunicação especializados em jogos eletrônicos não é coisa nova.

Aproveitando a deixa envolvendo Sony e Gamekult, o site Gamestuff entrevistou "Nanark", co-fundador do site GK e presidente até 2007, quando vendeu o endereço eletrônico à companhia CNET. Em poucas palavras, descobriu-se que as tais "listas negras" existem há anos.

Nanark não pertence à equipe do GK nem mesmo é consultor. "Atualmente, sou apenas um leitor", reforça.

"Muitas companhias nos colocaram em algumas 'listas negras' no passado, o que ocasionou cancelamentos de contratos de publicidade e a parada de envio de jogos (para teste), entre outros comportamentos estúpidos", diz Nanark, completando que isso ocorreu com empresas como Electronic Arts, Microsoft, Ubisoft e, "é claro, com a Sony", finalizou.

Segundo Nanark, uma das situações mais ridículas ocorreu na época em que o jogo de corridas Gran Turismo 4 (GT4) foi lançado no Japão e a Sony tentou impedir que o GK testasse a versão importada do título -- que estava comercialmente disponível (no Japão).

"Toda a imprensa aceitou a decisão da Sony, pois temia retaliações", disse. O site GK fez e publicou o teste. Depois a redação recebeu uma ligação telefônica em que o "relações públicas (da Sony) nos ameaçava levar à Justiça", revelou Nanark.

Conforme Nanark, entretanto, a ameaça ficou somente na ligação telefônica.

Gamekult  diz que jogo  Heavy Rain  tem problemas e Sony pode estar punindo site, diz colaborador
Gamekult diz que jogo Heavy Rain tem problemas e Sony pode estar punindo site, diz colaborador

Especial para Terra

Nenhum comentário: