sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Comunidade de jogadores de World of Warcarft para de crescer

Mike Morhaime, presidente da produtora Blizzard Entertainment, informou que a base de usuários de World of Warcraft (WoW) não cresce desde o fim de 2008. Conforme o executivo, o número atual de jogadores registrados é de 11,5 milhões.

WoW (2004) é um jogo massivo e online, ou seja, em que milhares de pessoas jogam simultaneamente em ambiente online. O gênero também é conhecido como MMO (sigla para "massive multiplayer online").

Apesar da parada no crescimento, Morhaime disse que a companhia está otimista em relação ao futuro do título, lembrando que no final do ano será lançada a expansão Cataclism.

O executivo destacou que metade dos usuários de WoW são chineses e que a China ainda não recebeu a expansão Wrath of the Lich King (2008). A operadora local, NetEase, está licenciando e atualizando a expansão segundo as normas estipuladas pelas autoridades do país.

Morhaime disse que 11,5 milhões é o número de usuários ativos, ou seja, pessoas que jogam. Conforme o executivo, "a rotatividade do jogo é alta". Sabe-se que 70% dos assinantes param de jogar antes de chegar ao nível 10 (de experiência no jogo). Isso significa que precisamos nos aperfeiçoar, estimulando o avanço na jornada e na experiência de jogar", disse, explicando o que a produtora fará para reter os assinantes inexperientes. "Por isso "Cataclism está sendo preparada para ser mais acessível, para ser uma excelente aventura tanto para os jogadores experientes quanto para os iniciantes ", conclui.

Jogo
Entre os títulos do gênero MMO, World of Warcraft é o mais popular, retendo em sua comunidade cerca de 1,5 milhões de jogadores cadastrados. Aliás, essas pessoas pagam mensalmente para jogar.

O WoW original foi lançado em 2004, mas depois foram lançadas mais expansões com cenários, equipamentos, personagens e histórias inéditas. Há duas expansões: The Burning Crusade (2007) e Wrath of the Lich King (2008). A terceira, Cataclism, tem estreia prevista para o final do ano.

Cataclism, expansão para World of Warcraft (produção: Blizzard Entertainment | publicação: Activision-Blizzard), PC.
Estreia:
América, 4º trimestre de 2010
Ásia, sem previsão
Europa, 4º trimestre de 2010
Oceania, 4º trimestre de 2010

Comunidade de jogadores de aventura online inspirada no universo  Warcraft  para de crescer
Comunidade de jogadores de aventura online inspirada no universo Warcraft para de crescer

Especial para Terra

Nenhum comentário: