De acordo com a reportagem, mil pessoas trabalharam em GTA4 durante os três anos e meio de produção, envolvendo até estudos sobre a arquitetura da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, metrópole que inspira a fictícia Liberty City, cenário principal do jogo. Foi preciso contatar mais de duas mil pessoas para aprovar centenas de músicas e o preço médio de cada música foi de US$ 10 mil, excluindo licenças e direitos autorais.
Ainda conforme o site, o custo da produção de jogos tem crescido muito e, nos próximos anos, deve não somente rivalizar, mas ultrapassar os valores gastos pelos filmes de Hollywood.
Em meados da década de 1990, produzir um título custava em média US$ 100 mil, e o jogo Doom (1993), da produtora id Software, gastou US$ 200 mil para, à época, tornar-se a mais cara produção da indústria.
Na lista das dez produções mais caras, não há jogos para os sistemas Nintendo, notadamente mais simples em termos de tecnologia gráfica. Enquanto isso. o sistema de jogos PlayStation 3, da Sony, possui cinco títulos na lista, seguido pelo Xbox 360, com quatro.
Confira o ranking dos jogos mais caros da história
01. Grand Theft Auto 4, para PC, PS3, X360. Custo: US$ 100 milhões
02. Gran Turismo 5, para PS3. Custo: US$ 80 milhões
03. Shenmue, para DC. Custo: US$ 70 milhões
04. Too Human, para X360. Custo: US$ 60 milhões
05. Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, para PS3. Custo: US$ 60 milhões
06. Halo 3, para X360. Custo: US$ 55 milhões
07. All Points Bulletin, para PC. Custo: US$ 50 milhões
08. LA Noire, para PC, PS3, X360. Custo: US$ 50 milhões
09. Final Fantasy 12, para PS2. Custo: US$ 48 milhões
10. Killzone 2, para PS3. Custo: US$ 45 milhões
Fonte: Digital Battle
Produtores de GTA4 gastaram o suficiente para produzir 1.000 (eu disse mil!) jogos durante a década de 1990
Nenhum comentário:
Postar um comentário