terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gran Turismo 5 chega somente no final de 2010, diz executivo

James Armstrong, presidente da Sony Computer Entertainment (SCE) de Portugal, revelou ao site espanhol Canarias Al Dia acreditar que o (constantemente adiado) jogo de corrida Gran Turismo 5 (GT5) deve ser lançado somente no final de 2010.

O título está em desenvolvimento há mais de cinco anos, e é exclusivo para o sistema de jogo eletrônico PlayStation 3 (PS3), da Sony.

"Acreditamos que o lançamento do produto será neste fim de ano, antes do Natal, mas ainda não decidimos", falou o executivo. "GT5 é uma esperança para a Sony, um título muito importante para a companhia, (um título) que gera faturamento. Gostaríamos de lançá-lo bem antes disso, mas a prioridade é dar nosso melhor. Estou confiante no jogo e creio que seu lançamento vai consolidar o PS3 como um grande console, finaliza.

Não é a primeira vez que Armstrong faz uma declaração dessas.

Em novembro de 2008, ele disse que GT5 poderia ser lançado no Natal de 2009 -- data confirmada e desconfirmada repetidamente pela Sony, extraoficialmente. Serviu como referência até o próprio produtor do jogo, Kazunori Yamauchi, também presidente do estúdio japonês Polyphony Digital (criador da série), dizer que GT5 chegaria em março de 2010. Depois, porém, GT5 foi adiado pela Sony (proprietária da marca) e a estreia ficou sem data.

Produção
Em entrevista ao jornal americano USA Today, Yamauchi disse que o jogo está "90% pronto. Estamos apenas trabalhando nos últimos 10% (do jogo de corridas) e polindo todo o restante".

GT5 foi adiado diversas vezes. Era para ele sair em 2006, depois 2007, 2008, 2009, 2010 e agora está "sem previsão" (este ano deve sair, entretanto).

O título está sendo desenvolvido com a mais alta tecnologia em simulação e, conforme o estúdio Polyphony Digital, o custo da produção (por volta dos US$ 60 milhões) é cerca de 50 vezes superior ao do primeiro GT.

A equipe de desenvolvimento possui 150 profissionais e, para efeito de comparação, "um modelo de carro de GT5 leva 180 dias para ser completamente desenvolvido, enquanto em GT2 precisávamos de apenas dois dias", disse Yamauchi.

Jogo
Gran Turismo 5 é o primeiro da série que terá simulação de danos. Se você bater ou esbarrar os carros são danificados e, além de apresentarem amassados, podem ter sua performance prejudicada.

Haverá corridas em diferentes horários (manhã, tarde, noite) e o clima muda, exigindo habilidade tanto em pista seca como debaixo de chuva, de muita chuva. "As corridas noturnas já estavam garantidas em GT5, mas com o clima dinâmico a experiência vai ser ainda melhor", disse Yamauchi. "Funcionar não era problema -- tínhamos o sistema feito -- mas precisávamos ter a certeza de que ele funcionaria e que melhoraria a experiência de dirigir", explicou.

Há mais de 950 modelos licenciados por alguns dos maiores e mais famosos fabricantes de automóveis do mundo. São 20 locações e 70 trajetos, incluindo o circuito Tokyo Route 246, do GT original.

Em entrevista ao site Venturebeat, Yamauchi revelou que GT5 utiliza cerca de 80% do poder de processamento do PS3.

O jogo suportará partidas entre 16 competidores online.

Série
Gran Turismo é uma das mais famosas séries de jogos de corrida. Seu foco é a simulação e o realismo na experiência de dirigir carros. O primeiro GT foi lançado em 1997 e o quinto episódio está sendo desenvolvido há anos.

Em janeiro de 2010, a série ultrapassou a marca de 53 milhões de cópias vendidas mundialmente.

A Sony informou que GT5 Time Trial, versão para demonstração ("demo") de GT5, disponibilizada em dezembro de 2009, foi baixada por mais de 1 milhão de usuários somente na Europa.

Gran Turismo 5 (produção: Polyphony Digital / distribuição: Sony), PS3.
Estreia:
América, 4º trimestre de 2010
Ásia, 4º trimestre de 2010
Europa, 4º trimestre de 2010
Oceania, 4º trimestre de 2010

Presidente da Sony de Portugal acredita que jogo de corridas chegará somente no fim de 2010
Presidente da Sony de Portugal acredita que jogo de corridas chegará somente no fim de 2010

Especial para Terra

Nenhum comentário: