segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Rede social de jogos Steam registra 25 milhões de jogadores

A companhia Valve, da cidade de Bellevue, Estados Unidos, informou que a rede social Steam (serviço de distribuição digital de jogos eletrônicos), ultrapassou a marca de 25 milhões de usuários cadastrados.

Steam é uma rede social voltada para jogadores. Por meio dela, podem-se comprar jogos e conteúdos adicionais, é possível agendar partidas, disputar campeonatos e encontrar amigos, entre outras coisas.

A rede é exclusiva para computadores, mas funciona de forma semelhante à vista nas redes Xbox Live (XBL) e PlayStation Network (PSN), dos consoles Xbox 360 (X360), da Microsoft, e PlayStation 3 (PS3), da Sony, respectivamente.

A XBL tem mais de 20 milhões de jogadores, e a PSN, mais de 33 milhões. Porém, enquanto a assinatura da XBL é paga (custa 50 dólares anuais), Steam e PSN são redes gratuitas.

Em março de 2010, a Steam completará 6 anos e, dizem analistas de mercado, pode ultrapassar a marca de 30 milhões de contas.

Conforme a Valve, até agora 2009 foi o ano de maior crescimento do serviço, aumentando 25% em relação a 2008. Também em 2009 foi registrado o recorde de pessoas conectadas ao mesmo tempo: mais de 2,5 milhões de jogadores, elevando a média de hora/jogo (tempo em partidas) para 13 bilhões de horas/mês.

Outros números a respeito da rede Steam foram revelados e, diz a Valve, há mais de mil jogos de mais de cem estúdios disponíveis. Sobre às vendas (exclusivamente de produtos digitais), em 2009 houve crescimento de 209% em relação a 2008.

Gabe Newell, fundador da companhia Valve, criador da série de jogos Half-Life e idealizador da rede Steam, disse: "continuaremos a expandir e melhorar a rede (Steam) a fim de apoiar e disponibilizar aos desenvolvedores (de jogos) uma plataforma aberta em que milhares de jogadores conectam-se diariamente".

Como lembra o blog Kotaku, em 2009 a rede Steam disponibilizou alguns dos mais importantes lançamentos do mercado, como Call of Duty: Modern Warfare 2, Dragon Age: Origins, Empire: Total War, além de vários "conteúdos adicionais", como campanhas, cenários, equipamentos e personagens para os jogos.

Em 2010, usuários Steam poderão participar da fase de testes ("beta") do jogo de guerra Battlefield: Bad Company 2, do estúdio Digital Illusions (Dice). Para isso, porém, basta que realizem a compra antecipada (pré-venda) do jogo.

Para mais informações sobre a rede social Steam, visite:

www.steampowered.com

Via rede social  Steam , quem adquirir antecipadamente o jogo de guerra  Battlefield: Bad Company 2  terá acesso à fase de testes (beta) do título
Via rede social Steam, quem adquirir antecipadamente o jogo de guerra Battlefield: Bad Company 2 terá acesso à fase de testes ("beta") do título

Especial para Terra

Nenhum comentário: