segunda-feira, 5 de julho de 2010

'Red Dead Redemption' tem mais de 15 milhões de assassinatos

O site Gamespy divulgou alguns curiosos dados a respeito do jogo Red Dead Redemption (RDR), uma fictícia jornada pelo faroeste dos Estados Unidos, no ano de 1911. Conforme o relatório, somente nas duas primeiras semanas após a estreia do título, os jogadores foram responsáveis pela morte de mais de 55,8 milhões de lobos selvagens, que fazem parte da fauna que habita os cenários virtuais de RDR.

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O jogo estreou em abril de 2010.

O título é feito para as plataformas de jogos eletrônicos Playstation 3 (PS3), da Sony, e Xbox 360 (X360), da Microsoft. Quem assina é a produtora Rockstar San Diego, da cidade de San Diego, Estados Unidos.

RDR está disponível no Brasil via publicadora NC Games. Seu preço sugerido é de R$ 199,90.

Nessas duas primeiras semanas em que foram obtidos os dados, mais de 2,5 milhões de pessoas experimentaram RDR, superando 14 milhões de horas em partidas -- uma pessoa sozinha levaria precisaria jogar durante 3,7 mil anos (sem parar) para alcançar essa marca.

Os jogadores percorreram o equivalente a mais de 482 mil quilômetros, distância equivalente a dar 12 voltas ao redor do planeta.

No jogo, que é exclusivamente voltado para o público adulto, com referências a sexo e violência, foram registradas mais de 15 milhões de execuções -- número que é superior ao somatório das mortes de militares alemães e soviéticos durante toda a Segunda Guerra Mundial.

Entre a fauna que habita os cenários virtuais de Redemption, os lobos selvagens certamente foram os mais caçados. Mais de 55 milhões foram mortos. Mas os registros indicam milhões e milhões de outros animais abatidos, entre pumas, ursos e vacas.

Outros números levantados indicam que, virtualmente, foram gastos mais de US$ 3 bilhões e foram cometidos milhões de crimes, incluindo 1,9 milhão de roubos de cavalo.

Jogo e série
Red Dead Redemption (RDR) é uma jornada ambientada no inóspito e duro Velho Oeste, em 1911. O faroeste americano é um lugar para durões e, conforme Dan Houser, co-fundador e vice-presidente da Rockstar, "a vida do protagonista John Marston é dura, forte e mostra como foi o nascimento da América, mostra o que foi conquistado e o que foi perdido".

Marston é um fora-da-lei que, depois de ter uma "conversinha amigável" com oficiais da lei, recebe a missão de capturar (vivo ou morto, não importa) seu ex-parceiro Bill Williamson, atual líder de um bando de pistoleiros. Ah, e se não ajudar, sua família pagará o preço.

O jogador é quem define como é Marston. A partida oferece milhares de interações, Em um desses momentos "Marston encontra uma mulher à beira da estrada, apavorada, sob a mira de uma arma. Ele pode salvá-la, pode participar do assalto e arrecadar algum dinheiro, ou pode simplesmente ignorá-la e continuar em frente", conta Josh Bass, diretor de arte.

O título faz uso de um "sistema de moralidade", em que, por meio de suas decisões, os jogadores ganham pontos positivos ou negativos. É uma escala de "honra".

Você é honrado ao prender um fora-da-lei em vez de simplesmente matá-lo, também ganha pontos ao resgatar civis raptados, donzelas em perigo, essas coisas. Mas dá pra ser "do mal". Um ser desonrado comete crimes, assalta carruagens e pode até ser procurado e valer um bom punhado de dinheiro -- vivo ou morto.

Esse papo da honra funciona paralelamente a uma espécie de "sistema de fama", quer dizer, as pessoas reagem de maneiras diferentes conforme o status do jogador. Poderão tê-lo como herói, ou temer suas ações, poderão pedir ajuda ou senão fugir. E se você for um vilão, alguns virão caçá-lo.

Ao longo do caminho, você está apto a fazer o que bem entender. O faroeste é vasto, você pode vagar ao bel prazer, visitar cidades de diferentes tamanhos, desertos, pradarias e montanhas. E há mais de 40 tipos de animais que podem ser caçados, incluindo gado, abutres, alces, bisontes, castores, cervos, chacais, lobos, pumas, ursos, patos e diversas outras aves, cobras cascavéis e até cavalos mustang -- felizmente você pode domar o cavalo selvagem e usá-lo para cavalgar.

Redemption é uma espécie de sucessor espiritual de Red Dead Revolver (2004). Conforme o produtor Steve Martin, o título tem cerca de 40 horas obrigatórias, além de outras centenas de horas de extras.

É... É a "lei do oeste".

Mas se o forasteiro Marston vaga sozinho deserto a dentro, resta a companhia de uma trilha musical composta por Bill Elm e Woody Jackson, respectivamente membro e ex-membro da banda Friends of Dean Martinez, com contribuições de gente como o músico de folk José González, um sueco de origem argentina.

Segundo a Rockstar, RDR é mais avançado que todos os títulos Grand Theft Auto (GTA), maior sucesso da empresa, que tem mais de 120 milhões de cópias vendidas. Redemption passou cinco anos em desenvolvimento e somente sua equipe fixa contava com 200 colaboradores -- somando temporários dá mais de 500 pessoas. Para efeito de comparação, o jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 levou dois anos em produção e sua equipe teve 100 colaboradores.

"Fizemos mais de 500 personagens que têm nome, família e trabalho", revelou Josh Bass, líder da equipe artística. "Você pode ver um homem às 7 da manhã preparando uma galinha em frente a um mercado mexicano. Quando chega a noite, ele larga o trabalho e vai ao bar local", explica Bass.

Segundo o produtor Martin, o jogo foi profundamente inspirado em livros e filmes de cinema cujo tema é o faroeste. O livro Meridiano de sangue, ou o rubor crepuscular no oeste (1985), de Cormac McCarthy, "serviu de inspiração à equipe de desenvolvimento", disse Martin.

Conforme o produtor, os filmes que influenciaram RDR são:
A proposta (2005)
Butch Cassidy (1969)
Era uma vez no oeste (1968)
Jovens pistoleiros (1988)
Juramento de vingança (1965)
Meu ódio será sua herança (1969)
O estranho sem nome (1973)
O tesouro de Sierra Madre (1948)
O último pistoleiro (1976)
Os imperdoáveis (1992)
Os indomáveis (1957, 2007)

Para promover a estreia de Redemption, foi inclusive feito um filme (com 30 minutos de duração) para televisão, com direção do cineasta John Hillcoat (A Estrada, 2009).

O faroeste, com cerca de 30 minutos de duração, foi montado exclusivamente com os programas utilizados no desenvolvimento do próprio jogo eletrônico -- os "motores gráficos" Euphoria e Rage. Ou seja, a qualidade das imagens é parecida com as vistas no jogo -- mas são todas cenas inéditas.

De acordo com a produtora, o título já ultrapassou a marca de 5 milhões de unidades.

Red Dead Redemption (produção: Rockstar San Diego | publicação: Take Two Interactive), PS3, X360.
Estreia:
América, maio de 2010
Ásia, sem previsão
Europa, maio de 2010
Oceania, maio de 2010

Somente nas primeiras duas semanas de partida, mais de 15 milhões de assassinatos foram cometidos em jogo  Red Dead Redemption
Somente nas primeiras duas semanas de partida, mais de 15 milhões de assassinatos foram cometidos em jogo Red Dead Redemption

Especial para Terra

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