O preço, não revelado pela Microsoft quando a empresa lançou o Kinect durante o evento Electronic Entertainment Expo (E3), em junho, é o mesmo que vem sendo cobrado por redes de varejo como Amazon, Best Buy e Gamestop, que disponibilizaram pré-encomendas do produto semanas atrás.
As vendas do Kinect começam em 4 de novembro e a Microsoft está focando seus esforços de marketing na base atual de mais de 40 milhões de donos de X360. O sensor de movimentos da plataforma vem com um jogo chamado Kinect Adventures.
O sistema do Kinect baseia-se em uma câmera que capta os movimentos do corpo do jogador e os transmite para o personagem na tela. A expectativa é que o acessório possa impulsionar as vendas do X360 e atrair usuários dos consoles rivais: Wii, da Nintendo, e PlayStation 3, da Sony.
Mas o mercado ainda tem dúvida se consumidores com restrição de orçamento e fãs de jogos, muitos dos quais donos de um ou mais consoles, vão gastar dezenas de dólares a mais em novo hardware. Sem falar dos jogos para o Kinect, que custarão cerca de US$ 50 cada.
Para Michael Gartenberg, analista da indústria de jogos eletrônicos, o preço do Kinect é mais alto que o previsto. Mas ele afirma que a inclusão de um jogo no acessório pode reduzir o choque inicial dos consumidores.
E a Sony lançará o Move, seu sistema de controle por movimentos, exclusivo para o console Playstation 3 (PS3), em 15 de setembro, se antecipando ao lançamento do Kinect. Como o Wii, o Move é baseado em um controle sem fio que capta os movimentos da mão do usuário.
A Microsoft informou que venderá um pacote do Kinect com uma versão do X360 com memória interna de 4 gigabytes (GB) por cerca de US$ 300 dólares. A versão padrão do X360 tem 250 GB e custa US$ 300.
Inédito sistema de controle Kinect dispensa joysticks e usa voz e os movimentos das pessoas para jogar
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