quinta-feira, 15 de julho de 2010

Descubra o que 'LittleBigPlanet' e 'Lego' tem em comum

"Para começar, Sofia não tinha muita certeza se achava o Lego o brinquedo mais genial do mundo. De qualquer forma, havia muitos anos ela não brincava mais com ele. Além disso, ela não conseguia entender o que Lego teria a ver com filosofia. Mas ela era uma aluna obediente. Remexeu o que pôde no maleiro de seu guarda-roupa e acabou achando uma sacola de plástico cheia de peças de Lego de todos os tamanhos e formas.

Pela primeira vez depois de muitos anos ela começou a construir alguma coisa com as peças de plástico. E, enquanto mexia com elas, começou a refletir sobre o que estava fazendo. É fácil construir coisas com as peças do Lego, pensou. Embora elas sejam de diferentes tamanhos e formas, todas podem ser combinadas entre si. Além disso, elas são inquebráveis. Sofia não conseguia lembrar-se de um dia Ter visto uma única peça de Lego quebrada.
Todas pareciam tão novas quanto no dia em que as ganhou de presente, há muitos anos. E o mais importante: com as peças de Lego ela podia construir qualquer coisa, depois podia desmontar tudo e então construir outra coisa, completamente diferente.
O que mais se podia exigir de um brinquedo? Sofia chegou à conclusão de que as peças de Lego realmente podiam ser chamadas de o brinquedo mais genial do mundo."

O trecho anterior foi retirado do livro O mundo de Sofia, de Joestein Gaarder.

Lego é um raciocínio lúdico. É incrível como, a partir de pequenas e inúmeras peças, pode se criar absolutamente tudo; afinal o limite é a própria imaginação. E o Lego requer certo raciocínio lógico de equilíbrio, formato, cores, peças específicas e outras coisas que só deixam a diversão mais interessante. Quando estava lendo esse livro e me deparei com essa parte em que o filósofo Albert Knag propõe à Sofia essa forma de autoaprendizado sobre o filósofo clássico Demócrito, parei para refletir um pouco nos brinquedos, no mundo lúdico e cheguei até os games. Hoje em dia os brinquedos estão cada vez mais prontos e direcionados a uma finalidade em específico. Não tentando dar uma de nostálgico, mas até o Lego sofreu mudanças. Anteriormente Lego vinha em um grande balde cheio de peças e a sua imaginação dava forma e história para as brincadeiras; hoje os Legos já têm forma própria, já estão com os barcos formados, as ilhas construídas¿ É claro, toda essa mudança gerou uma "especialização": os brinquedos hoje estão em altíssima qualidade, com várias funções e cada vez mais incríveis.

No mundo lúdico das ideias, fiz uma ponte psicológica do Lego ao LittleBigPlanet e percebi porque gosto tanto desse jogo, o que me motivou a escrever essa coluna, carinhosamente chamada de LittleNerdPlanet :P.

Littlebigplanet  permite que as pessoas construam seu próprio jogo, montando-o peça por peça, tal como o brinquedo Lego
Littlebigplanet permite que as pessoas construam seu próprio jogo, montando-o peça por peça, tal como o brinquedo Lego

Geek

Nenhum comentário: