terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Jogadores daltônicos reclamam de cores de 'Modern Warfare 2'

Uma coisa um tanto quanto curiosa aconteceu com um dos títulos mais elogiados pela crítica especializada em videogames em 2009. O jogo Call of Duty: Modern Warfare 2 (Infinity Ward) vem sendo amplamente criticado por um grupo organizado de jogadores que sofrem de daltonismo.

Esse grupo de pessoas já entrou com um pedido à fabricante para que se mudem as cores do jogo, supostamente inadequadas para pessoas com daltonismo.

Os jogadores alegam dificuldade de discernimento das cores vermelha e verde.

O site Wired mostrou a petição em que são apresentados alguns dados, como o fato de 8% dos homens e 0,5% das mulheres sofrerem de daltonismo. Conforme o documento, o uso inapropriado das cores prejudica essas pessoas, que podem ter dificuldade para codificar elementos (nas cores supracitadas) de estratégias de jogo.

Conforme a petição, o próprio jogo acaba dificultando a vida dessas pessoas, já que os inimigos são distinguidos de aliados pelas cores vermelhas e verde, respectivamente.

A petição basicamente pede uma inversão de cores, fazendo que o vermelho e o verde mudem para laranja e azul, que são cores mais facilmente identificadas pelos daltônicos.

Jogadores daltônicos reclamam de cores adotadas em  Call of Duty: Modern Warfare 2
Jogadores daltônicos reclamam de cores adotadas em Call of Duty: Modern Warfare 2

Fliperama

Nenhum comentário: