A companhia responsável, Rocksteady Studios, da cidade de Londres, Inglaterra, conquistou o Video Game Awards de Melhor Estúdio em 2009.
O primeiro Arkham Asylum havia distribuído em dupla, por meio de uma parceria entre Warner Games e Eidos, empresa integrante do grupo japonês Square-Enix.
A partir de 2010 o grupo Warner Bros vai atuar diretamente na indústria de jogos, por meio da divisão Warner Bros Interactive Entertainment (WBIE). Em 2010, aliás, a WBIE espera distribuir cerca de 20 jogos, entre franquias já conhecidas e títulos inéditos.
"Queremos construir a franquia Batman: Arkham Asylum como um título mundial. Tem sido incrível a resposta tanto de jogadores e quanto de fãs do Batman espalhados por todo o mundo", falou Martin Tremblay, presidente da WBIE.
"O estúdio Rocksteady elevou Batman a um novo patamar no mundo dos jogos e estamos comprometidos em entregar uma sequência (de Batman: Arkham Asylum) que os fãs vão adorar", completou o executivo.
A história em quadrinhos, e o jogo
O jogo é inspirado em uma das mais famosas "graphic novel" (romance visual) de Batman. Trata-se da saga Asilo Arkham, em que o arquiinimigo Coringa é levado para ser encarcerado no hospital psiquiátrico, mas, chegando ao local, liberta-se e ainda solta todos os criminosos que estavam aprisionados.
Na HQ o asilo é uma prisão de segurança máxima onde ficam trancafiados os piores e os mais insanos malfeitores da cidade fictícia de Gotham e redondezas.
Mas, apesar de o roteiro ser inspirado na graphic novel, o jogo tem enredo próprio. Quer dizer, o desenrolar da trama não é idêntico ao da HQ, traz algumas surpresas. Quem assina a trama é Paul Dini, roteirisra de inúmeros HQs do homem-morcego, e vencedor de cinco (CINCO!) prêmios Emmy. Entre seus mais recentes trabalhos, há produções para as séries Lost e Batman: The Animated Series.
A graphic novel Asilo Arkham: Uma Séria Casa em Um Sério Mundo foi escrita por Grant Morrison e ilustrada por Dave McKean. A publicação original é de 1989 e recebeu tratamento especial, capa dura e papel mais sofisticado. Editora? DC Comics.
O subtítulo original, em inglês, A Serious House on Serious Earth, foi retirado da linha 55 do poema Church Going, de Philip Larkin.
A recepção
Na primeira semana após seu lançamento, Batman: Arkham Asylum já conquistava seu primeiro recorde Guinness, levando o prêmio de "Super-Herói de Videogame Mais Aclamado pela Crítica". Segundo a organização Guinness World Record, o jogo passou por diversas avaliações em todo o mundo e obteve média 91,67 (de 100 pontos possíveis).
"Temos o prazer de premiar Batman: Arkham Asylum com um recorde mundial do Guinness", disse Gaz Deaves, representante da organização. "É um jogo fantástico e, devido à reação desses experts em videogames, acreditamos que é merecido o lugar no livro Guinness World Records", completou.
De acordo com o jornal americano The Los Angeles Times, o jogo Arkham Asylum vendeu mais de 2 milhões de cópias somente nas primeiras duas semanas após sua estréia.
Batman: Arkham Asylum (produção: Rocksteady Studios / distribuição: WBIE), PC, PS3, X360.
Estréia:
América, 2010
Ásia, 2010
Europa, 2010
Oceania, 2010
Rocksteady Studios trabalha em sequência inspirada em romance gráfico Asilo Arkham
Nenhum comentário:
Postar um comentário