segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Warner vai distribuir sequência de 'Batman: Arkham Asylum'

A companhia Warner Bros informou que vai distribuir Batman: Arkham Asylum 2, sequência do jogo considerado a melhor versão de uma história em quadrinhos (HQ) para videogames.

A companhia responsável, Rocksteady Studios, da cidade de Londres, Inglaterra, conquistou o Video Game Awards de Melhor Estúdio em 2009.

O primeiro Arkham Asylum havia distribuído em dupla, por meio de uma parceria entre Warner Games e Eidos, empresa integrante do grupo japonês Square-Enix.

A partir de 2010 o grupo Warner Bros vai atuar diretamente na indústria de jogos, por meio da divisão Warner Bros Interactive Entertainment (WBIE). Em 2010, aliás, a WBIE espera distribuir cerca de 20 jogos, entre franquias já conhecidas e títulos inéditos.

"Queremos construir a franquia Batman: Arkham Asylum como um título mundial. Tem sido incrível a resposta tanto de jogadores e quanto de fãs do Batman espalhados por todo o mundo", falou Martin Tremblay, presidente da WBIE.

"O estúdio Rocksteady elevou Batman a um novo patamar no mundo dos jogos e estamos comprometidos em entregar uma sequência (de Batman: Arkham Asylum) que os fãs vão adorar", completou o executivo.

A história em quadrinhos, e o jogo
O jogo é inspirado em uma das mais famosas "graphic novel" (romance visual) de Batman. Trata-se da saga Asilo Arkham, em que o arquiinimigo Coringa é levado para ser encarcerado no hospital psiquiátrico, mas, chegando ao local, liberta-se e ainda solta todos os criminosos que estavam aprisionados.

Na HQ o asilo é uma prisão de segurança máxima onde ficam trancafiados os piores e os mais insanos malfeitores da cidade fictícia de Gotham e redondezas.

Mas, apesar de o roteiro ser inspirado na graphic novel, o jogo tem enredo próprio. Quer dizer, o desenrolar da trama não é idêntico ao da HQ, traz algumas surpresas. Quem assina a trama é Paul Dini, roteirisra de inúmeros HQs do homem-morcego, e vencedor de cinco (CINCO!) prêmios Emmy. Entre seus mais recentes trabalhos, há produções para as séries Lost e Batman: The Animated Series.

A graphic novel Asilo Arkham: Uma Séria Casa em Um Sério Mundo foi escrita por Grant Morrison e ilustrada por Dave McKean. A publicação original é de 1989 e recebeu tratamento especial, capa dura e papel mais sofisticado. Editora? DC Comics.

O subtítulo original, em inglês, A Serious House on Serious Earth, foi retirado da linha 55 do poema Church Going, de Philip Larkin.

A recepção

Na primeira semana após seu lançamento, Batman: Arkham Asylum já conquistava seu primeiro recorde Guinness, levando o prêmio de "Super-Herói de Videogame Mais Aclamado pela Crítica". Segundo a organização Guinness World Record, o jogo passou por diversas avaliações em todo o mundo e obteve média 91,67 (de 100 pontos possíveis).

"Temos o prazer de premiar Batman: Arkham Asylum com um recorde mundial do Guinness", disse Gaz Deaves, representante da organização. "É um jogo fantástico e, devido à reação desses experts em videogames, acreditamos que é merecido o lugar no livro Guinness World Records", completou.

De acordo com o jornal americano The Los Angeles Times, o jogo Arkham Asylum vendeu mais de 2 milhões de cópias somente nas primeiras duas semanas após sua estréia.

Batman: Arkham Asylum (produção: Rocksteady Studios / distribuição: WBIE), PC, PS3, X360.
Estréia:
América, 2010
Ásia, 2010
Europa, 2010
Oceania, 2010

Rocksteady Studios trabalha em sequência inspirada em romance gráfico  Asilo Arkham
Rocksteady Studios trabalha em sequência inspirada em romance gráfico Asilo Arkham

Especial para Terra

Nenhum comentário: