segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tiger Woods e estúdio de games podem romper

A relação entre qualquer personalidade e seus patrocinadores é algo bem sensível. No caso do golfista profissional Tiger Woods, ele e o grupo Electronic Arts (EA) são parceiros na série de jogos que carrega o nome do atleta, Tiger Woods PGA Tour.

Como nos últimos dias a vida pessoal de Woods foi foco de várias matérias, sugerindo uma crise em seu casamento e ainda uma dezena de adultérios, rolou o boato de que o estúdio poderia romper contrato com o atleta, contrato esse que já dura 12 anos.

Uma imagem negativa de Woods poderia prejudicar a franquia de jogos, segundo informações do blog Kotaku.

Logo que os escândalos sobre a vida pessoal de Woods começaram a surgir, o estúdio EA Sports soltou nota dizendo que respeitava a privacidade do atleta e que aguardava por uma rápida recuperação dele, que havia se envolvido em um acidente automobilístico.

Em 2 de dezembro de 2009, a EA publicou a seguinte nota: "Nossa forte relação com Tiger por mais de dez anos permanece inalterada. Respeitamos a privacidade de Tiger, desejamos sua rápida recuperação e esperamos vê-lo de volta aos campos de golfe".

Woods recuperou-se rapidamente do acidente, mas a mídia foi bombardeada por notícias sugerindo o fim de seu casamento com Elin Nordengren, além de vários escândalos sexuais envolvendo o golfista.

Duas semanas após o acidente automobilístico e alguns escândalos sexuais depois, o discurso do estúdio EA Sports apresenta leves alterações. Em nota enviada ao jornal britânico New Britain Herald, a companhia declara: "Nós respeitamos essa situação muito difícil, e privada, para Tiger e sua família. Neste momento, a estratégia para nosso negócio (produto/jogo) Tiger Woods PGA Tour permanece inalterada." De acordo com o New Britain Herald, a "EA não tem planos para retirar Tiger do jogo PGA (Tour Golf)".

Mas o blog Kotaku destaca que o estúdio disse que "neste momento" tudo continua igual, deixando aberta a possibilidade de um rompimento da relação de Tiger com o estúdio de games. Segundo o blog VG247, "a relação extremeceu".

O blog VG247 levanta outro argumento que poderia findar a parceria: Woods estar afastado do esporte. "Não há garantias de que Tiger vai estampar a franquia de golfe da EA no próximo ano", considerando que ele ainda poderá estar afastado dos campos de golfe ano que vem.

A série
O grupo EA desenvolve jogos de golfe desde 1986, quando lançou World Tour Golf . Em 1990, nasceu a série PGA Tour Golf e, a partir de 1998, ela recebeu a assinatura do golfista profissional Tiger Woods. O lançamento das novas edições da série ocorre anualmente.

Em junho de 2009, Anita Frazier, analista da empresa de consultoria NPD Group, revelou que o faturamento da franquia Tiger Woods PGA Tour Golf havia chegado à marca de US$ 500 milhões. Via Twitter, escreveu que "os jogos de Tiger Woods venderam mais de meio bilhão (de dólares) até agora".

Woods e suas tacadas
Recentemente, Woods anunciou seu afastamento dos campos de golfe para poder se tratar e "melhorar como pessoa". Ele disse precisar disso para reparar seus erros e para se reaproximar da família.

O jornal americano The New York Times publicou reportagem em que relata diversas festas em que o golfista "jogava, bebia e fumava" acompanhado de amigos como Charles Barkley e Michael Jordan. Casado há cinco anos e pai de dois filhos, Woods teria tido pelo menos dez mulheres fora do casamento, segundo o jornal.

Escândalos envolvendo Tiger Woods podem ameaçar saúde da parceria entre estúdio de videogames EA Sports e golfista
Escândalos envolvendo Tiger Woods podem ameaçar saúde da parceria entre estúdio de videogames EA Sports e golfista

Especial para Terra

Nenhum comentário: