segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Série de jogo musical 'Rock Band' ultrapassa 1 mil músicas

O estúdio Harmonix e a distribuidora MTV Games anunciaram que a franquia de jogo musical Rock Band ultrapassou a marca de 1 mil músicas em seu catálogo.

» Banda confirma primeira faixa do 'Guitar Hero 6'
» Brasil é campeão mundial de 'Guitar Hero'
» 'The Beatles Rock Band': lançado álbum 'Sgt. Pepper's'

"Quando lançamos Rock Band há dois anos, prometemos um jogo musical que entregaria semanalmente uma quantidade de músicas e de artistas jamais vista", disse Alex Rigopulos, co-fundador do estúdio Harmonix. "Estamos orgulhosos de ultrapassar esse marco de 1 mil músicas em Rock Band e continuaremos a inovar e a trazer as melhores faixas sonoras para jogadores em todo o mundo", completou.

Conforme nota oficial, Rock Band ultrapassou também a marca de 60 milhões de downloads de músicas via loja virtual Rock Band Music Store.

O estúdio: Harmonix
Alex Rigopulos e Eran Egozy, co-fundadore e, respectivamente, presidente e vice-presidente do estúdio Harmonix, disseram aos jornalistas da CNN que a empresa foi aberta com um capital de apenas US$ 100 mil e que o dinheiro foi levantado junto a amigos e familiares. "Levantamos o investimento inicial com nossos amigos e família ¿ algo perto de US$ 100 mil ¿ e esse dinheiro durou um ano inteiro.

Mesmo depois da fundação do estúdio, Egozy vivia como um estudante de graduação, enquanto Rigopulos morava com os pais. "Éramos egoístas e queríamos continuar a trabalhar somente com as coisas legais que tínhamos feito no laboratório de mídia. Nossa receita foi praticamente zero por cinco anos", revelou.

Quem diria que, anos depois, esses dois revolucionariam os mercados de música e videogame?

Pois anos depois, movidos pela paixão pela música, o estúdio Harmonix criou a mecânica da franquia Guitar Hero, que se tornou mundial e imediatamente.

A atual série do estúdio, Rock Band, já vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo e teve mais de 60 milhões de músicas vendidas via download.

Em março de 2009, RB já havia ultrapassado a marca de 1 bilhão de dólares em vendas.

A evolução
Não é sorte, mas sim resultado de muito trabalho, talento e visão. Assim pode ser definido o sucesso do estúdio. "Somos artistas, desenvolvedores, engenheiros e jogadores com uma coisa em comum: amor pela música. Fazemos jogos que permitem às pessoas vivenciar a música de um jeito diferente". Assim descrevem-se os colaboradores do estúdio Harmonix, da cidade de Cambridge, Estados Unidos.

A companhia criou o primeiro grande jogo musical da história, Guitar Hero, hoje pertencente à Activision-Blizzard... Depois, a Harmonix foi além e lançou Rock Band, propriedade financiada pelo grupo Electronic Arts (EA), que permitia tocar a guitarra, mas também instrumentos como baixo e bateria. Rock Band trouxe ainda a experiência do karaokê, com as pessoas podendo usar microfones para acompanhar as canções do jogo.

Agora em 2009, o estúdio Harmonix marca mais uma vez a história da indústria dos videogames, promovendo a estréia da banda The Beatles no universo gamístico. The Beatles é simplesmente a maior banda de rock da história da música, e tem mais de 1 bilhão de álbuns vendidos no mundo.

Nascidos para tocar
"Todo mundo nasce com um desejo inato de fazer música. É uma das coisas mais alegres da vida", explicou Rigopulos. Mas fazer música é uma tarefa cheia de desafios e, por isso, "poucas pessoas realmente chegar tão longe", disse. E veio o mote da Harmonix: solucionar esse problema. "Nossa missão passou a ser mostrar a não-músicos o que é fazer música, mostrando a essas pessoas o eles elas sentiriam ao chegar a esse outro lado (o de músico de verdade). Segundo o executivo, a companhia busca inspirar as pessoas para que elas comecem a fazer música, veja só, à maneira antiga.

Videogameokê
Desde o lançamento do videogame The Beatles: Rock Band, os estúdios Harmonix e MTV Games estão promovendo as chamadas Rock Band Bar Nights (RBBN), noites de shows musicais realizados em vários bares e casas noturnas em metrópoles dos Estados Unidos.

As RBBN são noites em que são promovidas apresentações com o jogo Rock Band. O local é preparado para receber os cantores, que são os próprios freqüentadores. Quem visitar o ambiente pode pedir uns drinques e arriscar uma performance, escolhendo entre mais de 1 mil faixas. O catálogo é ampliado semanalmente, inclusive com algumas gravações inéditas.

Os palcos trazem microfones e os instrumentos característicos de uma banda, como guitarras, baixos e bateria. Mas tudo é de mentira. As guitarras e os instrumentos são espécies de joystick que o permitem experimentar o videogame.

Os estúdios prometem fornecer todo o suporte técnico aos bares e casas noturnas, e os locais que receberem as RBBNs serão destacados nos sites Facebook e Twitter. Também é possível localizar as RBBNs via iPhone e outros celulares, além de GPS. Você informa onde está e os estúdios dizem onde estão rolando os próximos shows.

Para mais informações!

www.rockband.com/barnights

Multimídia

Mais de 1 mil músicas no catálogo do jogo, que chegou até a transformar a banda Queen em peças de Lego
Veja:
Clique na imagem para ver o infográfico

Especial para Terra

Nenhum comentário: