Alguns dos jogos de esportes e atividades do Wii podem aumentar o gasto de energia tanto quanto um exercício de intensidade moderada, disseram pesquisadores durante encontro da Associação Americana do Coração (AHA), em Orlando, Estados Unidos.
"É uma maneira muito simples e divertida de começar a se exercitar", disse Motohiko Miyachi, diretor do programa de atividade física do Instituto Nacional de Saúde e Nutrição em Tóquio, Japão, que liderou o estudo.
A pesquisa patrocinada pela Nintendo descobriu que cerca de 1/3 dos jogos e atividades incluídos nos títulos Wii Fit e Wii Sports exigem um gasto de energia de 3,0 METs ou mais, o que é considerado como uma intensidade moderada de exercício, segundo os parâmetros da AHA.
METs são valores metabólicos que compõem um método padrão de se medir o gasto de energia, disseram pesquisadores.
Apesar da pesquisa não provar eventuais benefícios à saúde proporcionados por esses jogos, Miyachi especula que um aumento de tempo gasto brincando com eles "pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares".
O exercício mais eficiente elencado pelo estudo é um de braços do Wii Fit, que marcou 5,6 METs, pouco abaixo da marca de 6, que define uma atividade vigorosa.
Outra atividade com placar elevado é o boxe do Wii Sports, com leitura de 4,5 METs.
O minijogos de tênis e de beisebol do título geraram gasto de 3,0 METs, enquanto jogar golfe marcou 2,0 METs.
Citando a crescente epidemia de obesidade nos Estados Unidos e no Japão, Miyachi afirmou que alguma atividade física, mesmo se for a incentivada por um videogame, é melhor que nenhuma.
Praticar esportes virtuais no sistema de videogame Wii pode beneficiar a saúde
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário