O Projeto Natal é um acessório exclusivo do sistema de videogame Xbox 360 (X360), da Microsoft. Ele dispensa os controles (joysticks) convencionais, permitindo que as pessoas usem o próprio corpo para jogar.
A empresa disse que haverá duas sessões de apresentações da câmera (do sistema), uma falando a respeito do design e outra das especificações técnicas. A Microsoft pretende ajudar os produtores a inserir em seus jogos tecnologias como reconhecimento de gestos, de voz, de objetos e de ambiente.
A revista americana Time listou as 50 melhores invenções do ano. O Projeto Natal aparece na edição 2009 da lista e é classificado como "cool", o mesmo que falar que é legal, bacana, "muito louco" ou "da hora".
A feira de videogames Gamefest ocorre entre 10 e 11 de fevereiro de 2010, na cidade de Seattle, Estados Unidos.
Barato e popular
Conforme reportagem do site MCV, o lançamento do Projeto Natal ocorrerá em novembro de 2010, ao preço de US$ 80, acompanhado pela chegada de 14 jogos (vendidos separadamente) compatíveis com a tecnologia. A matéria diz que a Microsoft pretende disponibilizar 5 milhões de unidades somente para o lançamento do acessório.
Controle por movimento
É uma tecnologia que dispensa parcial ou totalmente o uso de controles (joysticks) para jogar. Em vez de usar controles com vários botões, acessórios como manches, volantes, pistolas, equipamentos musicais e outros, bastam os movimentos do próprio corpo.
Esses sistemas conseguem interpretar as ações das pessoas e transmiti-las ao jogo. Em uma partida de futebol, você precisaria chutar, pular e praticar outras ações para o atleta virtual fazer o mesmo.
Projeto Natal
É um sistema de controle que utiliza câmera e sensores que captam as reações e os movimentos dos jogadores, e os transmite para o videogame. Segundo a fabricante, Microsoft, o sistema não somente capta movimentos do corpo, mas também da face, dos objetos carregados pelo jogador e do ambiente ao seu redor.
Project Natal é o codinome, um nome temporário do sistema de controle. O sistema está sendo desenvoldido com a colaboração do cineasta Steven Spielberg e da empresa israelense 3DV Systems, além de ser acompanhado pelo designer de videogames Peter Molyneux.
O codinome é uma referência direta à cidade de Natal, Brasil. Alex Kipman, pesquisador brasileiro que lidera o desenvolvimento do sistema, escolheu o nome em tributo ao seu país. E Natal também significa nascer em latim. "Considerando o público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade tecnológica, esse nome encaixou perfeitamente", divulgou a companhia.
Peter Molyneux
É fundador do estúdio britânico Lionhead e idealizou títulos como Black & White, Dungeon Keeper e Populous, além das séries Theme (Park, Hospital etc.) e da premiada franquia Fable.
Sistema de controle por movimento dispensa o uso de joysticks, volantes, guitarras e outros acessórios para jogar
Nenhum comentário:
Postar um comentário