quinta-feira, 19 de novembro de 2009

'Gran Turismo 5': correr na chuva será uma experiência única

Kazunori Yamauchi, diretor de Gran Turismo 5 (Polyphony Digital), deu entrevista à versão britânica da Official PlayStation Magazine (OPM) e disse que as corridas poderão ser realizadas não somente em horários diferentes (dia, tarde e noirte), mas também em condições climáticas variadas. Pode até chover durante a prova.

"As corridas noturnas já estavam garantidas em GT5, mas com o clima dinâmico a experiência vai ser ainda melhor", disse Yamauchi. "Funcionar não era problema -- tínhamos o sistema feito -- mas precisávamos ter a certeza de que ele funcionaria e que melhoraria a experiência de dirigir", explicou.

"Há uma quantidade maciça de dados e possibilidades que inserimos no título e não acho que outros estúdios coloquem tantas coisas", conta o diretor. Yamauchi quer o jogo completo. "Quero colocar no disco tudo o que for possível", contou.

O diretor disse que há uma equipe responsável pelos conteúdos adicionais, revelando a preocupação em adicionar novos modos para realização de provas e campeonatos online.

A série
Gran Turismo é uma das mais famosas séries de corridas dos videogames. Seu foco é a simulação e o realismo na experiência de dirigir carros. O primeiro GT foi lançado em 1997 e o quinto episódio está sendo desenvolvido há anos.

Em maio de 2008, as vendas mundiaus acumuladas de todos os títulos da série ultrapassaram a marca de 50 milhões de unidades.

O jogo
GT5 é o primeiro da série que terá simulação de danos. Conforme você bater, esbarrar etc. os carros são danificados e, além de apresentarem amassados, poderão ter sua performance prejudicada.

O jogo trará mais de 950 veículos licenciados por muitas das maiores e mais famosas fabricantes de automóveis do mundo. Há 20 locações e 70 trajetos, incluindo o circuito Tokyo Route 246, do Gran Turismo original.

O jogo suportará partidas entre 16 competidores online.

GT5 está sendo desenvolvido com a mais alta tecnologia em simulação e, conforme o estúdio Polyphony Digital, o custo da produção (por volta dos US$ 60 milhões) é cerca de 50 vezes superior ao do primeiro GT.

Dá (um baita) trabalho fazer um jogo.

A equipe de desenvolvimento possui 150 profissionais. Para comparação, "um modelo de carro de GT5 leva 180 dias para ser completamente desenvolvido, enquanto em GT2 precisávamos de apenas dois dias", disse Kazunori Yamauchi, diretor do jogo.

Gran Turismo 5 (produção: Polyphony Digital / distribuição: Sony), PS3.
Estréia:
América, março de 2010
Ásia, março de 2010
Europa, março de 2010
Oceania, março de 2010

Produção de jogo consome cerca de US$ 60 milhões de estúdio
Produção de jogo consome cerca de US$ 60 milhões de estúdio

Especial para Terra

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