segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Modern Warfare 2: violência é imprópria para menores de 18

Durante a premiére do videogame Call of Duty: Modern Warfare 2 (Infinity Ward), em Londres, Inglaterra, Chance Glasgow disse que os desenvolvedores acreditam que "injetaram esteróides" aos modos de partida multijogador, antes de adicionar "um pouco de heroína" ao jogo.

A declaração de Glasgow é polêmica, mas os termos foram utilizados livremente, apenas como figura de linguagem, metáfora. "Um jogo está detonando nas lojas" também é metáfora, afinal o jogo não detona nem explode nada, ou seja, "detonando" teria o sentido de fazer sucesso comercial.

Os esteróides são substâncias químicas que podem ser naturais ou sintéticas. Algumas delas são ingeridas por esportistas que buscam fortalecimento e crescimento muscular. A prática pode causar sérios danos ao fígado.

Já a heroína é uma droga opióide natural ou sintética, derivada do ópio (papoula). Trata-se de uma substância proibida e seu consumo causa dependência.

É possível matar civis

Semanas atrás, o site Eurogamer teve acesso a um video de MW2 em que se mostravam vários civis (inocentes) sendo mortos pelos personagens controlados pelo computador. Imediatamente essa possibilidade gerou polêmica.

O estúdio produtor confirmou a veracidade das cenas, passadas em um aeroporto. Os civis, completamente inocentes, são reféns de um grupo terrorista russo.

A cena é real? "Sim, é", responde a nota oficial do estúdio Infinity Ward. "Ela mostra a profundidade do mal e o quanto é sanguinário o grupo terrorista", explica.

Os jogadores têm a opção de pular todas essas cenas.

Os produtores justificam a inserção das cenas violentas. "Elas adicionam urgência, fazem com que os jogadores queiram parar (os terroristas) o quanto antes", conforme nota.

No início da partida há dois "pontos de checagem" (checkpoints, em inglês) que alertam as pessoas, explicando algumas sequências são extremamente violentas.

"Modern Warfare 2 é um jogo de ação desenhado para mostrar de forma intensa e realista o que acontece em conflitos reais, mas (o jogo) é mais épico, como um filme de ação", segundo nota oficial.

O videogame é classificado como impróprio para menores de 18 anos.

Call of Duty: Modern Warfare 2 (produção: Infinity Ward / distribuição: Activision), PC, PS3, X360.
Lançamento:
Brasil, novembro de 2009
América, novembro de 2009
Ásia, novembro de 2009
Europa, novembro de 2009
Oceania, novembro de 2009

Jogo é impróprio para menores de 18 anos e mostra cenas de extrema violência
Jogo é impróprio para menores de 18 anos e mostra cenas de extrema violência

Especial para Terra

Nenhum comentário: