O Projeto Natal é um acessório exclusivo do sistema de videogame Xbox 360 (X360), da Microsoft. Ele dispensa os controles (joysticks) convencionais, permitindo que as pessoas usem o próprio corpo para jogar.
Conforme publicação, esses dados foram revelados durante turnê de Microsoft, realizada a portas fechadas, com a participação de executivos de estúdios e distribuidoras de videogames do Reino Unido.
"Um dos informantes disse que a câmera (do Projeto Natal) poderia custar menos de US$ 50", informa o site.
A Microsoft pretende disponibilizar 5 milhões de unidades do Projeto Natal somente para o lançamento do acessório.
Controle por movimento
É uma tecnologia que dispensa parcial ou totalmente o uso de controles (joysticks) para jogar. Em vez de usar controles com vários botões, acessórios como manches, volantes, pistolas, equipamentos musicais e outros, bastam os movimentos do próprio corpo.
Esses sistemas conseguem interpretar as ações das pessoas e transmiti-las ao jogo. Em uma partida de futebol, você precisaria chutar, pular e praticar outras ações para o atleta virtual fazer o mesmo.
Projeto Natal
É um sistema de controle que utiliza câmera e sensores que captam as reações e os movimentos dos jogadores, e os transmite para o videogame. Segundo a fabricante, Microsoft, o sistema não somente capta movimentos do corpo, mas também da face, dos objetos carregados pelo jogador e do ambiente ao seu redor.
Project Natal é o codinome, um nome temporário do sistema de controle.
O sistema está sendo desenvoldido com a colaboração do cineasta Steven Spielberg e da empresa israelense 3DV Systems, além de ser acompanhado pelo desginer de videogames Peter Molyneux.
O codinome é uma referência direta à cidade de Natal, Brasil. Alex Kipman, pesquisador brasileiro que lidera o desenvolvimento do sistema, escolheu o nome em tributo ao seu país. E Natal também significa nascer em latim. "Considerando o público que será atraído ao Xbox 360 pela novidade tecnológica, esse nome encaixou perfeitamente", divulgou a companhia.
Peter Molyneux
É fundador do estúdio britânico Lionhead e idealizou títulos como Black & White, Dungeon Keeper e Populous, além das séries Theme (Park, Hospital etc.) e da premiada franquia Fable.
Esqueça as alavancas e botões... Para jogar futebol, chute, pule e corra de verdade
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