quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Recessão aperta e downloads ganham terreno nos videogames

RALEIGH, 15 de outubro (Reuters Life!)

À medida que a recessão prejudica as vendas de videogames em lojas, os consumidores optam por fazer mais downloads de jogos e economizar dinheiro, sem deixar de se divertir.

As vendas de videogames caíram 14% nos Estados Unidos nos primeiros oito meses de 2009, de acordo com o NPD Group, e os consumidores passaram a fazer mais downloads de videogames para seus computadores, consoles e aparelhos portáteis, tais como PSP, DSi, iPod Touch e iPhone.

"O número de jogos casuais disponíveis para download cresceu exponencialmente e o número de downloads premium parece estar aumentando entre 50% e 100% anualmente", disse Michael Pachter, analista de videogames da Wedbush Morgan Securities.

A Nintendo, que está na vanguarda em termos de atrair novos consumidores para os jogos, facilitou aos proprietários do Wii e DSi baixar títulos das redes online WiiWare, como Tetris Party, e DSiWare, como A Little Bit of Dr. Mario.

Em 1º de outubro, a Sony Computer Entertainment passou a vender seu novo PSP Go!, que elimina o UMD (Universal Media Disc) de seus modelos anteriores de PSP em troca de downloads digitais.

Além de oferecer jogos completos como Gran Turismo, da Sony, e Soulcalibur: Broken Destiny, da Namco Bandai, os jogadores podem baixar minijogos, como Sudoku, da Electronic Arts, e Fieldrunners, da Subatomic Studios, por preços de entre cinco e nove dólares.

Pachter acredita que a maior ameaça no que tange ao download de jogos seja o iPod Touch. Ainda que o aparelho custe mais caro que um Nintendo DS e a qualidade dos jogos seja em geral bem baixa, ele afirmou que a proposta de valor do aparelho é incrível.

"O iPod Touch começa a ser veiculado como aparelho para jogos, e os consumidores preocupados com custos terminarão por apreciar a economia que ele oferece, com o passar do tempo", disse Pachter.

O gênero de jogos de música, criado por Guitar Hero, da Activision Blizzard, gerou uma fonte firme de receita para as produtoras de videogames.

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

Nenhum comentário: