quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Conquistas e troféus aumentam a venda dos jogos

Randy Pitchford, presidente do estúdio Gearbox Software, responsável pelo desenvolvimento de Borderlands, deu entrevista à Official Xbox Magazine (OXM) ¿ versão americana da revista oficial do Xbox.

O bate-papo teve declarações muitíssimo interessantes. Uma delas é que a inserção de troféus e conquistas (os chamados "achievements") pode aumentar as vendas dos jogos em cerca de 40 mil unidades.

Como executivo da área, Pitchford acaba percebendo alguns comportamentos dos jogadores de um ponto de vista um tanto diferente do nosso (reles mortais).

Há jogadores viciados, quer dizer, jogadores mais entusiastas, chamados hardcore, ou ainda de "achievement hunter" (caçador de conquistas), que vivem atrás dos jogos quem possuem "conquistas e premiações fáceis de serem desbloqueadas". Pitchford diz haver "pessoas que gastam muito, muito mais com videogames", adquirindo entre 10 e 20 jogos anualmente. "O 'caçador de conquistas' decide suas compras em razão dos benefícios e da pontuação que aquele título proporciona. Para eles às vezes nem importa tanto o jogo em si", revela.

Interessante, hein?!

...

Conforme o executivo, "em um jogo com vendagem entre 1 e 2,5 milhões de cópias, desenvolver as conquistas e troféus de maneira correta (estimulando esses sujeitos) pode fazer o título vender cerca de 40 mil cópias a mais". Considerando o preço de 60 dólares, valor dos títulos para PS3 e X360, somente essas 40 mil unidades geram faturamento 2,4 milhões de dólares.

Nada mal apegar-se a detalhes.

Visual estiloso é chamarisco

Borderlands é um título de ação datado em uma era pós-apocalipse, quando as grandes cidades simplesmente sumiram, restando apenas desolação e falta de civilidade no mundo. O clima e a ambientação lembram o clássico longa-metragem MadMax (1979), porém com o acréscimo de seres alienígenas e mais tecnologia.

O estilo visual do jogo é um de seus chamariscos. Inicialmente ele se apresentou mais realista, mas depois mudou muito, "ganhando cores, traços e um estilo único, inspirados na imagética da banda Gorillaz, nos filmes do estúdio Pixar e em jogos como Team Fortress, Prince of Persia e Mirror's Edge", justifica o diretor de arte, Brian Martel.

Borderlands (produção: Gearbox Software / distribuição: 2K Games), PC, PS3, X360.
Lançamento:
América, outubro de 2009
Ásia, sem previsão
Europa, outubro de 2009
Oceania, outubro de 2009

Durante a produção, ser atencioso com as conquistas e troféus pode significar aumento de 2,4 milhões de dólares no faturamento
Durante a produção, ser atencioso com as conquistas e troféus pode significar aumento de 2,4 milhões de dólares no faturamento

Especial para Terra

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