quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Demora para lançar thriller 'Alan Wake' é proposital

Alan Wake poderia ter sido lançado há muito tempo, segundo Matias Mylllyrinne, diretor do estúdio finlandês Remedy, responsável pelos dois primeiros Max Payne. Em entrevista ao canal televisivo Eurogamer, ele disse que o título começou a ser desenvolvido em 2005.

"É assim faz tempo, desde 2005 ¿ mas estamos fazendo tudo como programamos, quer dizer, poderíamos ter lançado o jogo há muito tempo e ele teria sido aprovado. Mas sempre imaginamos soltar o jogo somente quando ele fosse bom o suficiente, como se tivesse um selo de qualidade digno de uma experiência cinematográfica, com boa história e bons personagens. Isso é fundamental", explicou Mylllyrinne.

Jogo com literatura

Alan Wake é "um thriller de ação com doses cavalares de tensão psicológica", segundo a companhia. O roteiro é inspirado na série televisiva de ficção científica Twin Peaks e em livros do americano Stephen King. Wake é um escritor de sucesso, mas que está há dois anos sem escrever... Sua esposa, Alice, convida-o à pequena cidade de Bright Falls, onde poderia descansar e adquirir alguma inspiração. Mas... Chegando lá, Wake percebe que eventos narrados em um livro de sua autoria estão, misteriosamente, tornando-se reais... E assim desenrola-se a trama.

Em nome da arte

O estúdio Remedy exibe em seu currículo os dois primeiros episódios da premiada série gamística Max Payne. As produções do estúdio são cheias de firulas e sofisticações. O Max Payne inicial, por exemplo, foi o primeiro jogo a imitar o efeito conhecido como "bullet time", do filme Matrix (1999).

A própria história contada em Alan Wake é, segundo os produtores, apenas a primeira parte de uma "trama bem maior, profunda e cheia de reviravoltas, como se fosse a primeira temporada de uma grande história", disse Sam Lake (Sam Järvi, em finlândes), que assina o roteiro do thriller gamístico e foi também responsável pelo enredo dos episódios de Max Payne.

O visual do personagem Wake é construído a partir de uma pessoa real, Ilkka Villi, um ator e escritor finlandês profissional. O nome do sujeito é um jogo de palavras, e a combinação da primeira letra de seu nome (letra "A") com seu sobrenome formam a palavra "awake", cujo significado é despertar.

Alan Wake (produção Remedy Entertainment | distribuição Microsoft Games), PC, X360.
Lançamento:
América, 2º trimestre de 2010
Ásia, 2º trimestre de 2010
Europa, 2º trimestre de 2010
Oceania, 2º trimestre de 2010

Título está sendo produzido por estúdio finlandês desde 2005
Título está sendo produzido por estúdio finlandês desde 2005

Especial para Terra

Nenhum comentário: