sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Sony facilita criação de jogos para PlayStation 2

Durante a feira Casual Connect, o gerente de relações de desenvolvimento da divisão européia da Sony, George Bain, anunciou que a Sony estava facilitando o processo de lançamento de games para o PlayStation 2, removendo a necessidade de aprovação prévia de títulos para o catálogo da plataforma.

Bain afirmou que agora o PlayStation 2 é efetivamente uma plataforma aberta, acrescentando que os desenvolvedores europeus não precisam mais contatar a Sony enviando o game e esperando aprovação de conteúdo para lançar um jogo.

A decisão beneficiará desenvolvedores independentes, principalmente de países como Rússia e Índia, que poderão criar títulos de baixo custo para lançamento local, conforme noticiou o site Videogamer.com.

Embora não exista custo para se tornar um desenvolvedor licenciado da Sony, os kits de desenvolvimento são vendidos a preços bastante salgados. Para se ter uma idéia, um kit para PlayStation 3 em 2007 chegava a US$ 10.250, com possibilidade de empréstimo pela Sony, o que acontece em alguns casos específicos.

De acordo com o site GameDaily, Bain acrescentou que o desenvolvimento de jogos casuais é mais simples, então unidades de depuração de código que custam 10% do valor de um "dev kit" completo podem ser usadas alternativamente.

A decisão de remover a necessidade de avaliação de conteúdo para o PlayStation 2 vêm com uma reforma geral no sistema de aprovação da empresa para as novas plataformas.

Anteriormente era necessário enviar cópias do game separadamente pelas divisões americana, japonesa e européia da empresa. Agora só será preciso mandar a idéia do jogo por um simples website.

A empresa também está permitindo que os desenvolvedores dispensem uma distribuidora licenciada para publicar um jogo de PSP ou PS3, estabelecendo uma relação direta entre Sony e estúdio. Em títulos uma vez aprovados, expansões e conteúdos extras não precisarão ser novamente avaliados.

Até hoje a Sony vendeu 131,3 milhões de aparelhos de seu segundo videogame.

Idéia é que títulos para o PS2 não passem mais pela triagem oficial para serem aprovados
Idéia é que títulos para o PS2 não passem mais pela triagem oficial para serem aprovados

Magnet

Nenhum comentário: