sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Criadores de software livre são como prostitutas", diz autor de Commandos

O desenvolvedor de jogos Gonzalo "Gonzo" Suárez, criador da bem-sucedida série Commandos, no encerramento da Campus Party Iberoamérica, disse que "os criadores de software livre são como prostitutas", frase que deu origem a uma interessante polêmica com os campuseiros presentes.

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"Devo ser o criador de games mais velho da Espanha, comecei em 1983 e posso assegurar que vi centenas de casos em que um jovem que desenvolveu um software livre, depois de um tempo cansou de não cobrar e terminou sendo contratado por uma empresa. São como as prostitutas que se oferecem por dinheiro nas esquinas", disse Suárez, dono da Arvirago Entertainment.

Depois da declaração, vários campuseiros tentaram responder ao argumento. "Creio que dizer isso é não compreender o novo modelo de negócios colaborativo. A maior e mais antiga comunidada de rede é a de software livre, são os mesmos criadores da Internet", reabteu Marcelo Branco, diretor da Campus Party Brasil e figura mundialmente conhecida da comunidade de software livre.

"Dizer que os desenvolvedores de software livre são prostitutas é um equívoc, mas entendo que vem de alguém que está no modelo de negócios privado. Podemos citar o Facebook ou o Orkut, que têm êxito comercial, com uma maneira de trabalhar similar à do software livre", sustentou Branco, com o apoio de muitos campuseiros que também trocaram opiniões com Suárez.

"Posso soar duro, mas a realidade é que os mercados absorvidos pela pirataria deixam de ser mercado e esse é o caso da América Central, América do Sul e eu quase juntaria a Espanha neste grupo", assegurou o espanhol, acrescentando que "a indústria dos videogames não se interessa em combater a pirataria como as companhias de música ou de cinema que estão morrendo".

Suárez citou a primeira edição de Commandos como o segundo videogame mais vendido na Europa e o terceiro no mundo para as plataformas PC, PlayStation 2 e Xbox, em 1998. No começo de sua exposição, mostrou uma demo de The Lord of The Creatures, trabalho que é atualmente desenvolvido por sua empresa, a Arvirago Entertainment.

A idéia principal neste game é a de ir conquistando terras e obtendo criaturas a partir de combates combinando essas mesmas criaturas. "Cada criatura tem uma habilidade particular e são combináveis entre elas de forma universal, qualquer uma pode ser combinada a qualquer outra", explicou. Segundo Suárez, o jogo estará pronto em pouco tempo.

"A decisão tática depende inteiramente do jogador, que deve encontrar as combinações que lhe sejam mais favoráveis em cada situação. Pretendo que seja um jogo no qual o que importa não é cumprir o objetivo, mas como o jogador o cumpre", concluiu o catalão.

Gonzo levantou polêmica e também falou sobre o trabalho que desenvolve atualmente
Gonzo levantou polêmica e também falou sobre o trabalho que desenvolve atualmente

Redação Terra

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