sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Inglaterra ganha Arquivo Nacional do Videogame

O site 1Up previu a inauguração do Arquivo Nacional do Videogame - localizado dentro do Museu Nacional de Mídias -, em Bradford (norte da Inglaterra), para a última quinta-feira (30) durante o festival GameCity.

De acordo com a BBC News, o Arquivo, que busca a preservação da história dos jogos, nasceu de uma parceria entre acadêmicos da Universidade Nottingham Trent e o Museu Nacional de Mídias e incluirá consoles, cartuchos e campanhas publicitárias.

Além disso, serão documentados jogos clássicos como Pong, traçando uma linha do tempo até os games modernos.

James Newman, do Centro para jogos Contemporâneos da Universidade Nottingham Trent, afirma que o Arquivo representará mais do que meras peças: "Teremos consoles, mas isso não é apenas sobre os jogos, é também sobre a cultura do videogame, a forma como as pessoas jogam". Para Newman, os games deveriam ser arquivados da mesma maneira que a música, os livros e os filmes, sendo utilizados freqüentemente como referência à nossa cultura e à história.

O grupo de pesquisas do qual Newman faz parte acredita que os videogames se tornaram elementos-chave da cultura moderna e da história tecnológica, criativa e social da humanidade, preservando os elementos da herança cultural nacional.

Clássicos como Pong fazem parte do Arquivo na Inglaterra; grupo acredita que os games fazem parte da história tecnológica, criativa e social da ...
Clássicos como Pong fazem parte do Arquivo na Inglaterra; grupo acredita que os games fazem parte da história tecnológica, criativa e social da humanidade, devendo ser preservados como elementos da herança cultural nacional

Magnet

Nenhum comentário: