quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Kaká diz ser fã da série de jogos de futebol 'Fifa'

A produtora de jogos eletrônicos EA Sports, subsidiária da publicadora Electronic Arts (EA), informou que o atleta brasileiro Kaká, meio-campista do clube Real Madri, vai estampar a capa de todas as edições do jogo Fifa 11. Conforme a EA Sports, 17 diferentes atletas aparecerão ao lado de Kaká, afinal o título terá diferentes capas de acordo com a região. Wayne Rooney, do clube Manchester United, aparece pela quinta vez na capa e acompanha a versão para a região do Reino Unido (Europa).

» Veja imagens dos últimos lançamentos

O jogo estreia em setembro de 2010.

O título é feito para as plataformas Dual Screen (DS), Playstation 2 (PS2), Playstation 3 (PS3), Playstation Portable (PSP), Wii, Windows PC, Xbox 360 (X360) e telefones móveis.

É a primeira vez que Kaká aparece em todas as capas dos jogos Fifa.

"Sempre fui fã da EA Sports e especialmente da série Fifa", disse Kaká. "Estar na capa de Fifa 11 é um grande honra para mim, afinal pouquíssimos jogadores tiveram essa oportunidade", explica.

Em 2007, Kaká ganhou a Golden Ball e o prêmio da FIFA como melhor jogador do mundo.

"Kaká traz paixão, imaginação e talento individual", disse Matt Bilbey, vice-presidente de Futebol da EA Sports. "Ele ilustra um novo recurso no Fifa 11 chamado Personality+, que considera a capacidade individual de cada jogador e reflete isso na partida, permitindo uma diferenciação clara entre cada um. Com um estilo de jogo visionário, Kaká está sempre um passo à frente do oponente se movimentando de maneira imprevisível, dando passes criativos e surpreendendo o goleiro com chutes de longa distância tanto com o pé direito, quanto com o esquerdo", concluiu.

Jogo
Fifa 11 (em referência ao ano 2011) é a 20ª edição da mais famosa -- e também mais vendida -- série de jogos eletrônicos de futebol, que desde 1993 carrega com exclusividade a licença da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

Como anualmente os números da série tendem a crescer, são esperados mais de 7 mil atletas e 27 ligas em todo o mundo (quantidade de Fifa 10), além de fiéis reproduções de alguns dos mais importantes estádios do mundo.

As partidas de futebol podem ser realizadas em diferentes horários (manhã, tarde e noite) e sob diferentes condições climáticas (chuvoso, ensolarado, nevado, nublado).

Uma das novidades de Fifa 11 é que a personalidade do atleta, se ele é explosivo ou tranquilo, será refletida em campo. Atletas cujo histórico registra constantes punições por faltas violentas tendem a ser agressivos. Ou seja, é possível que o brasileiro Felipe Melo tenha um comportamento mais agressivo que o de Elano, por exemplo.

Outra consideração sobre personalidade é o quanto os atletas são ofensivos ou defensivos. Jogadores como o atacante Luis Fabiano dificilmente voltarão para ajudar na marcação, enquanto um zagueiro como o Lúcio, caso suba para apoiar o ataque, rapidamente voltará para ajudar na composição da defesa.

E as características físicas, como habilidade, força e velocidade também são consideradas. Atletas como Carlos Tevez e Lionel Messi são hábeis e podem facilmente dar dribles curtos, enquanto outros como Drogba e Adriano, brutamontes, usam o próprio corpo e a força física contra seus adversários.

Fifa 11 traz ainda o "passe profissional", permitindo mais controle sobre a força dos passes em lançamentos. Quesitos como talento, força e especialidade do atleta fazem a maior diferença no momento do passe. Conforme o produtor David Rutter, "quase sempre os zagueiros têm chutes menos precisos que os dos atacantes, por exemplo".

Outra novidade é a possibilidade de dar chutes e passes com a bola girando, quer dizer, "se ao chutar e bola estiver rotacionando para frente, assim que ela tocar no chão, correrá para frente", explica Rutter. Mas também é possível fazer o contrário e realizar passes com a bola girando no sentido contrário, pra trás. "Nesse caso, ao bater no chão, a bola tende a reduzir a velocidade". Esses movimentos rotacionais da bola são idênticos aos vistos no tênis -- em que são conhecidos como "top spin" (pra frente) e "back spin" (pra trás).

Fifa já foi localizado para 18 diferentes línguas em 37 países, sendo a mais popular franquia da EA Sports. No caso da versão para Windows, é esperada a narração em português.

De acordo com a EA Sports, as pessoas poderão definir as músicas a serem tocadas nos menus, as faixas tocadas durante a entrada de determinada equipe em campo, no intervalo de jogo ou quando rolar um gol. Mas a maior novidade sonora de Fifa 11 é a possibilidade de gravar cantos e gritos de torcida e ainda disponibilizá-los online para que outras pessoas tenham acesso.

Quer dizer, você pode se enfiar no meio de uma torcida de verdade, gravar a gritaria toda e inseri-la no jogo eletrônico.

Por enquanto, somente as versões para PS3 e X360 têm confirmada a personalização sonora.

Desde a estreia da versão do jogo para a Copa do Mundo de 1998, Fifa tem sua trilha sonora exclusivamente composta por músicas licenciadas e uma música-tema para cada versão. Aliás, diversos artistas e grupos brasileiros já entraram no repertório da série, como Bonde do Rolê, Cansei de Ser Sexy, Céu, Ivete Sangalo, Marcelo D2, Marisa Monte, Sérgio Mendes e Seu Jorge. Para a edição Fifa 11, esperasse novamente um representante brasileiro.

Fifa 11 (produção: EA Vancouver | publicação: EA Sports, Electronic Arts), DS, PS2, PS3, PSP, Wii, PC, X360.
Estreia:
América, setembro de 2010
Ásia, setembro de 2010
Europa, outubro de 2010
Oceania, outubro de 2010

Após versão especial para a Copa do Mundo, novo jogo Fifa destaca Kaká como atleta do clube espanhol Real Madrid
Após versão especial para a Copa do Mundo, novo jogo Fifa destaca Kaká como atleta do clube espanhol Real Madrid

Especial para Terra

Nenhum comentário: